ARLA/CLUSTER: FCCN anuncia o registo de 28.984 domínios .PT na primeira semana da liberalização

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 14 de Maio de 2012 - 15:11:14 WEST


No primeiro dia da liberalização(1 maio de 2012), a FCCN registou um número recorde de 18.220 novos domínios.

Após o término do período de Sunrise, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), anunciou a 9 de maio um total de 28.984 novos domínios .PT, registados logo na primeira semana em que entrou em vigor a liberalização, em que qualquer pessoa ou empresa pode registar um domínio. PT sem necessitar de ter uma marca registada.

De acordo com Pedro Veiga, Presidente da FCCN, " No dia 1 de maio registámos 18.220 novos domínios, valores acima do que prevíamos e que, mais uma vez, revelam o interesse e pertinência desta medida. A partir de agora, estamos alinhados com os padrões internacionais ao nível do registo de domínios, quer no campo dos ccTLD's como também ao nível dos gTLD's. Neste momento em que o ICANN abriu portas ao registo de novos domínios genéricos, os ccTLD's têm de se manter competitivos e, se possível, assumir o seu papel de ex libris em cada um dos países a que correspondam. Nessa linha, e a título de exemplo, faz todo o sentido que uma empresa portuguesa tenha o seu domínio sob .pt"".

Recorde-se que esta liberalização não significa anarquia no processo de registo, mantendo-se diversas regras que visam garantir a boa gestão do espaço Internet nacional no respeito pelos direitos em presença, assim ficam excluídas as palavras ou expressões abusivas e contrárias à lei, ordem pública e bons costumes. Além disso, nomes de âmbito geográfico e palavras ou expressões que possam induzir em erro, não são também permitidas com a liberalização do registo de domínios .PT .
"No âmbito da liberalização, estamos também a acompanhar todas as situações que possam suscitar registos impróprios, como nomes que se possam confundir ou induzir as pessoas em erro. Acreditamos que, embora em número menor, vamos continuar a assistir a um elevado registo de domínios .PT nas próximas semanas", acrescenta ainda o Presidente da Fundação.

Sobre a FCCN
A FCCN gere, desde o início da década de 90, a rede de investigação e ensino nacional, a RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta rede de muito alto débito liga hoje à Internet as instituições de Ensino Superior Público, Laboratórios do Estado, Instituições de I&D. A infra-estrutura da FCCN é baseada em fibra óptica própria que começou a ser instalada em 2004 e já liga cerca de 80% das Universidades e Politécnicos nacionais. A RCTS está integrada na rede GÉANT desde 2002, usufruindo hoje de duas ligações a esta rede, onde correm os protocolos IPv4 e IPv6. A RCTS disponibiliza também aos seus utilizadores, desde 2003, em simultâneo com o protocolo IPv4 o serviço de rede IPv6. A FCCN é ainda responsável pelo serviço de registo de domínios/subdomínios de .pt e pela plataforma GigaPIX que tem hoje ligados os principais ISP nacionais.

Para mais informações:
Cátia Gil
Youngnetwork Communication Consultant
Tel.: +351 217 506 053
Fax: +351 217 506 051
E-mail: catiagil  youngnetwork.pt
Web: www.youngnetwork.pt
Blog: www.dofundodacomunicacao.blogspot.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120514/b3bbfe31/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER