ARLA/CLUSTER: A RTP2 passa a emitir em 16:9 a partir de 14 de Maio

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 8 de Maio de 2012 - 17:30:13 WEST



De: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com [mailto:ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com] Em nome de Cláudio Silva
Enviada: terça-feira, 8 de Maio de 2012 15:00
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Lousã QRT

Nem aproposito, acerca do 16x9... http://www.pp.com.pt/article.php?a=1837

RTP2 

A RTP2 passa a emitir em 16:9 a partir de 14 de Maio   A RTP2 é o primeiro canal de televisão português em sinal aberto a passar a difundir a sua emissão, na íntegra, no formato 16:9 já a partir do próximo dia 14 de Maio. Independentemente de ainda não emitir em HD, a RTP responde assim ao facto de todos os conteúdos actuais já serem produzidos em alta definição em formato 16:9, da mesma forma que a maioria dos consumidores já conta também com televisores nesse formato. A emissão em 16:9 apresenta uma maior amplitude de imagem, mais informação disponível, uma imagem mais adaptada à visão humana. Com este novo formato é possível desfrutar de mais informação visual num ecrã panorâmico, com mais 1/3 da imagem, sendo um passo decisivo na difusão de conteúdos.   Dia 14 de Maio será um dia histórico em Portugal. Numa decisão que indica que - finalmente! - alguém da administração da RTP percebeu a sua missão de serviço público, terão início as emissões da RTP2 em formato 16:9, sendo enviada a respectiva sinalização para os aparelhos receptores.

A emissão em 16:9 apresenta uma maior amplitude de imagem, mais informação disponível e uma imagem mais adaptada à visão humana. Com este novo formato podemos desfrutar de mais informação num ecrã panorâmico, com mais 1/3 da imagem, sendo um passo decisivo na difusão de conteúdos.

Este novo formato de imagem abrange quase toda a emissão à excepção dos programas originalmente produzidos em 4:3, sendo que o número destes programas será progressivamente cada vez mais residual.

Os telespectadores que tenham televisores com ecrã 16:9 podem procurar nas configurações de ecrã, ou de imagem, dos seus equipamentos o modo automático. Desta forma o televisor adaptar-se-á sempre à imagem que estiver a ser transmitida. Se preferirem ter a configuração manual, basta escolher "16:9".
Para aquelas pessoas que estão habituadas a ver televisão sempre "achatada" ou nos modos "inteligentes" que cortam parte da imagem para preencher o ecrã, chegou a hora de ajustar a emissão finalmente para o modo nativo (o mesmo que existe há 20 anos no DVD e mais recentemente no Blu-ray).

Para referência e modo de saber se têm o ecrã bem ajustado, basta ir para a RTP2 a partir de 14 de Maio, ver alguma coisa que tenha a ver com futebol, ou um apresentador parecido com o Jorge Gabriel (cabeça bem redonda) e observar com atenção. Se a bola ou a cabeça do apresentador (tanto faz) parecer um melão deitado, ou pelo contrário, se parecer um melão em pé, é porque é necessário ajustar o ecrã.

Outra forma possível é olhar para uma mulher bonita que apareça de corpo inteiro. Se as pernas dela parecerem as da sua vizinha que tem elefantíase, então é porque a imagem está achatada. Se pelo contrário, a Maria Ruef lhe parece uma supermodelo alemã, também não está em 16:9...
Não tente ajustar o ecrã enquanto estiverem no ar programas de SuperGordos e outro material de difícil referência visual. 

Depois do dia 14, vamos todos para a página do facebook da RTP exigir que agora façam o mesmo na RTP1 dando o exemplo de Serviço Público e solicitando - "E agora não se esqueçam que o mundo inteiro já tem também Alta Definição! Obrigado!"

www.rtp.pt






Mais informações acerca da lista CLUSTER