ARLA/CLUSTER: " ...uso de FM estreito abaixo de 146MHz"

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 5 de Maio de 2012 - 20:37:48 WEST

" ...uso de FM estreito abaixo de 146MHz"

Efetivamente existe ainda um pequeno segmento "All Mode", qual aldeia
gaulesa, entre 144,500 e 144,794 MHz onde se pode fazer FM Largo desde
que se respeitem os canais para os modos lá existentes e os
sub-segmentos propostos, o que devido à ocupação recomendada é difícil
de acomodar

Basicamente a  " Maximum Bandwidth "  determina genericamente se é
possível fazer FM Largo (20 kHz) ou FM Estreito (12 kHz) nos segmentos
recomendados para o efeito.

IARU Region 1 VHF Managers' Handbook, Version 6,00

144 - 146 MHz BANDPLAN

Frequency(MHz)       Maximum Bandwidth (-6dB)    MODE
144.500  ~ 144.794              20kHz                           All mode

João Costa (CT1FBF)

ARLA/CLUSTER: FM na Banda dos 6 metros
Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 5 de Maio de 2012 - 19:26:17 WEST

Pois é! Como colega da categoria superior, devia saber que é obrigatório o
uso de FM estreito abaixo de 146MHz. Mas enfim...Parece que escutaram
ingleses a reclamarem de estar um QSO portugues em FM em 50.000MHz certos.
Isto não é bem os "canais altos e baixos". E atenção que issa regra não é
"invenção" da ANACOM como muitos acusam sem fundamentos. isso foi uma
recomedação, decidida já há bastante tempo. foi em Tel Aviv em 1996.
Alem disso as recomendações da IARU são transpostas em lei pelo QNAF 2009 e
seguintas. A ARLA divulgou amplamente a resposta da ANACOM sobre a
obrigatoriedade de cumprir as recomendações da IARU.

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*