Re: ARLA/CLUSTER: Dúvida em CW

Jose Albuquerque ct1aoz gmail.com

Olá Pedro

boa tarde

É um ''prosign''

KN é o sinal indicando que vamos ficar na escuta só e só daquela estação
que acabamos de dar o indicativo.

BK é o sinal de ''brake'' passagem rápida de cambio para a outra estação ou
final de transmissão.
Muito usado em transmissões rápidas

''call de my call tks fer call u are 599 599 my name etc etc.. call de my
call KN''
''call de my my call tks fer qso all the best 73 an cuang soon call de my
call KN''
''73 de my call sk qrz k''

ou um qso mais rápido

'' call tu 5NN BK''
'' TU 73 de my call qrz BK''

 ou responder a uma expedição

dar o nosso indicativo uma unica vez ''my call''
ele responde e nós

''5NN tu de my call''
e o qso está feito

repare que nesta situação nunca se dá o indicativo do outro lado nem o
nosso duas vezes

Claro que há exceções:
Nós damos o n/ indicativo
ele responde e verificamos que ele não copiou o n/ corretamente.
Aí nós repetimos o n/ uma ou duas vezes.E apenas damos a report e HW? ''
HOWcopy?'´' BK
e o qso estará feito se ele repetir o N/ call e estiver certo se não
teremos que o repetir até ele responder certinho se não o qso nunca será
validado pelo manager e aí deverá ser repetido...

espero ter ajudado

um abraço e bons dx

Jose
CT1AOZ

No dia 3 de Maio de 2012 16:56, Pedro Correia