Re: ARLA/CLUSTER: Repetidor de VHF da Arrábida ligado

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 26 de Junho de 2012 - 12:22:59 WEST

João bom dia..
É normal esse fenómeno acontecer. Logo porque a propagação extraodinária
que acontece normalmente pela manhã ou pela noite, na inversão da
temperatura é por ductos. Esses ductos impedem que a RF percorra caminhos
curtos, isolando a onda no espaço, por um caminho mais ou menos longo
(referido em relação à distância normal da linha de vista). Por outro lado
existem normalmente uma refracção "para cima", derivado à parte quente da
atmosfera estar "isolada" debaixo de uma camada de ar mais frio. As ondas
tendem a refractar-se sempre na direcção da camada mais fria, logo mais
densa. Isto faz com que seja propicio entrar num ducto a 1Km de altura, mas
dificil chegar a um ponto para lá do horizonte, mas relativamente perto.
Como tal deve-se tomar como normal, quando existem excelentes condições
para a formação de condutas tropo, que a propagação regional esteja
bastante degradada.

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

No dia 26 de Junho de 2012 10:55, João Gonçalves Costa