ARLA/CLUSTER: Sistema de aterramento / Terra

Jose Albuquerque ct1aoz gmail.com
Sexta-Feira, 8 de Junho de 2012 - 15:47:57 WEST

Olá colegas,
boa tarde.

estou abismado ...

mas que palavra é essa de (ATERRAMENTO) ?

É que essa palavra não existe em 21 dicionários da lingua
portuguesa(Portugal) que eu procurei.

Pelo sentido dos V/ comentários estão a falar de (linha de terra, terra de
serviço ou numa antena, terra artificial) agora ''aterramento'' ??? é que
não liga com nada ... mesmo com boa vontade.

E se for terra artificial como já terá sido dito antes, este ''artefacto''
NÃO protege em nada mas mesmo nada a estação porquanto como a palavra diz é
uma ''terra artificial'' logo a ligação à terra não existe.

A terra artificial foi uma invenção para contrariar a fisica e que em
alguns casos e com potencias muito reduzidas até funciona ( com muito mau
rendimento, mas funciona.)
Se compararmos uma instalação de uma antena mas tem de ser mesmo uma antena
com uma linha de terra (a sério), com uma outra qualquer que necessite da
tal ''terra artificial'' a diferença de sinal é abismal.

resumindo:
Terra artificial não protege em absoluto a instalação electrica da estção e
será chumbada logo na primeira fiscalização (quando a houver).
Terra artificial só em cassos extremos onde a necessidade de sintonia seja
necessária com a compensação deste artefacto.
terra de serviço ou simplesmente terra é o circuito obrigatório existente
em todas (todas) as instalações electricas e com potencial nulo.

agora (ATERRAMENTO)...
não lembra ao careca.

tenham dó do nosso portugues que já anda tão mal que estas expressões
queimadas pelo sol até dão nauseas...

um abraço
J.Albuquerque
CT1AOZ