ARLA/CLUSTER: Sistema de aterramento / Terra

CT1BAT ct1bat gmail.com
Sexta-Feira, 8 de Junho de 2012 - 12:46:47 WEST

“No caso de descargas atmosféricas, uma terra artificial vale ZERO!...”

Numa descarga atmosférica vale ZERO a terra artificial e as outras!

Ninguém quererá, nem imagina o estrago de uns largos milhares de Volts a
passar por dentro de casa a caminho de uma “boa” terra no quintal...

Por isso é que eu tenho a caixinha das ligações no exterior (para ligar as
PL’s “do lado de fora da janela” a conselho do Mestre Mourato, eh eh)

Parece que o autor e os defensores da “terra artificial” a recomendarão para
as situações de “último recurso” (não para descarregar raios!!!) como p.ex.
as descargas de estática que, doutro, modo chispavam no transceptor (e
pica!)

“Quem não tem cão caça com gato” não pode é esperar que o gato apanhe
lebres…

Como diz o Jorge um “bom seguro” e (junto) uma vela à Santinha da sua
devoção!

abraços

73 de

José Machado – CT1BAT