ARLA/CLUSTER: DCS012, um novo reflector

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Domingo, 3 de Junho de 2012 - 19:03:41 WEST

Boa tarde colega.

Como o colega colocou esta questão na lista e não o fez em modo privado
(o meu email está no QRZ), reservo-me o direito de lhe responder por
esta via, servindo também este como informação para os demais colegas.

Em resposta às suas questões:

1. Quem supervisiona os Repetidores de DStar em Portugal?

    A supervisão técnica da rede está sob a minha responsabilidade
    sempre por solicitação da Associação responsável, mas isto já deve
    ser do seu conhecimento, a responsabilidade de licenciamentos é das
    Associações que colaboraram no projeto, com respeito à
    responsabilidade de utilização compete a cada um  o uso adequado da
    rede D-Star, na falta de conhecimento é só inquirir existem colegas
    prontos a poder ajudar, a falta de conhecimento pode levar a
    utilização indevida e a problemas na rede, que no caso do repetidor
    se encontrar ligado internacionalmente, este problema pode sair das
    nossa fronteiras.

2. O XRF é propriedade de quem?

    É propriedade de um datacenter que é a nfsi.pt, talvez quisesse
    perguntar "quem pagou o aluguer do XRF?" e nesse caso a resposta é:
    - todas as Associações com repetidores D-Star ativos e não sendo
    completado pelas mesmas por um grupo de radioamadores *anónimos* que
    contribuem para o bem estar de todos os demais.

3. Todas estas "alterações" feitas diariamente, são para melhorar o quê?
(Pois cada vez o Dstar se encontra a funcionar em piores condições)

    As alterações são feitas para melhoria do sistema, diariamente!??
    não colega, a última alteração feita data de 16 de Janeiro de 2012,
    como tal não é diária. Como já resumidamente expliquei na informação
    dada, o D-Star é um meio de comunicação digital que transmite na RF
    a informação em 9,6 kbauds do indicativo, callrouting e stream de
    audio, no slow data, 1200 baud, a mensagem pessoal e o APRS, este
    último sistema que só tem 2 meses (portanto ainda se encontra em
    fase beta), ignora a separação entre a data informativa do
    indicativo e o datastream e envia simplesmente este último, tornando
    a comunicação mais límpida e sem as quebras de sinal que eram
    notadas no XRF. Como só no dia 1 é que foi instalado o DCS em
    Portugal só aí foi possível verificar que entre as últimas semanas
    em que estávamos no DCS002 e o DCS012, que é agora o nosso, que
    mesmo assim existem lacunas, entre a madrugada de 1 e o dia de ontem
    consegui testar e identificar a razão para tal e foi feita a
    comunicação à entidade que nos aluga o servidor, tanto o XRF como o
    DCS. Isto não invalida futuras alterações visto a aplicação ainda
    ser beta (versão de teste). Se eventualmente o colega se sente
    lesado, visto que refere que cada vez trabalha pior, e confia poder
    resolver o problema esteja à vontade são necessários voluntários com
    ideias e com disposição para trabalhar.

Espero ter respondido às suas questões, aproveito no entanto para o
informar do que para si devia ser já do seu conhecimento:- A rede D-Star
trabalha para si e para os demais porque Associações houve que
adquiriram os equipamentos e eu e outros dispuseram do seu tempo pessoal
e familiar para que o colega possa ter D-Star, aliás isto aplica-se a
todos os repetidores e sistemas amadores no nosso país.
A rede D-Star é para TODOS os utilizadores e agradecia que essa "frase"
emitida pelo Antunes - CT2JVC se ficasse por isso mesmo, por um deslize
de afirmação, se acaso o colega ou alguém se sentir lesado recorra à
Associação responsável pelo repetidor e em última instância à ANACOM que
é o regulador nacional, deixem de fazer papeis de "coitadinhos" que não
levam a lugar nenhum e não resolvem problemas, o diálogo a troca de
informação e o questionar sim, esta é a forma correta.
Agradeço desde já a sua questão e espero ter respondido
satisfatoriamente à mesma, no caso de ainda haver algo não clarificado
disponha, prefiro perder tempo tentando informar e ajudar do que alguém
sem querer (ou não) e por desconhecimento criar um problema em toda a
estrutura da rede.

73's

*CT1JIB*  -/Jorge Santos/  <mail:ct1jib  gmail.com>/
-------------------------
/QTH Locator: IM58mo91ju
Zone 14 / ITU Zone 37
Watch data inwww.qrz.com  <http://www.qrz.com/callsign/CT1JIB>
QSL via Bureau oreQSL  <http://www.eqsl.cc>
REP Member #1748
ARLA Member #070
ARAT Honorary Member #100
ARRL/LoTW #2000232451
AMSAT US #36900
EPC Member #5302
*
Sysop of CQ0DSA, CQ0DCH, CQ0DAH, CQ0DFO
  and XRF040, DCS012 reflectors
CO-Sysop of CQ0DLX, CQ0DSM, CQ0DPT, CQ0DTV
DStar System