ARLA/CLUSTER: Dipolos e isoladores

Afonso Marques amarques guiatel.pt
Sexta-Feira, 27 de Julho de 2012 - 10:25:15 WEST

Bom dia colega Proença .

Eu , nas minhas antenas filares , e terei para aí uma 10 , nalgumas uso corda sintética bastante resistente  e apenas um único isolador , noutras uso  pelo menos 2 isoladores nos extremos , sendo que o arame que os une é bastante curto , mas em todos os casos numa das extremidades  aplico sempre um bom contrapeso feito com um tubo de PVC tipo maior de 100 mm de diâmetro, cheio de betão aramado , que através duma roldana fixa do lado da árvore , se for o caso , permitirá não só manter o fio da antena esticado , como responder ás solicitações do abanar da árvore por acção do vento , e ainda compensar as variações de comprimentos dos fios e das cordas , por acção da variação de temperatura, e ainda por alongamento natural do fio .

Não sei se me fiz entender , por isso mantenho-me à disposição para esclarecer algo que necessite .

73

CT1RH

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de CT1GZB - José Luís Proença
Enviada: sex 27-07-2012 5:58
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Dipolos e isoladores

Depois de instalar a Windom e ter uma escuta muito boa eis que o fio partiu já que a corda estava amarrada a uma árvore e, com a oscilação...partiu.

Tenciono mudar de corda para cabo de aço para evitar mais trabalhos.

Pergunto. Há algumas medidas a seguir para depois do isolador? Ou seja ficará braço do dipolo, isolador, cabo de aço, isolador cabo de aço.

Obrigado desde já.

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53
REP # 1418
SKCC # 8178
CT-QRP # 058