ARLA/CLUSTER: AFINAL HAVIA RADIOAMADORES NA MADEIRA

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Segunda-Feira, 23 de Julho de 2012 - 10:50:55 WEST


Bom dia colegas radioamadores
 
Agradeço o contributo de todos os que postam informação util sobre este tema, afinal depois de tantos ataques pareçe não ser indiferente aos Radioamadores o tema das comunicações de emergência e a colaboração com a proteção civil.
Acho curioso que mesmo os "figadais" detratores da colaboração dos Radioamadores com a proteção civil apareçam agora a "verter" opiniões!
O texto do colega que esteve na Madeira está muito bom e eloquente, parabéns!
Ultima palavra para alguém que confunde o filme do Chuck Norris com proteção civil, há aí qualquer coisa que não bate certo. Nem os pseudonimo/heterónimo com que se assume. 
Felicitações à moderação da lista que estóicamente continua a prestar um bom trabalho aos radioamadores.
73s 
 
Filipe - CT1DDW



From: arraia  e2mec.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: AFINAL HAVIA RADIOAMADORES NA MADEIRA
Date: Sun, 22 Jul 2012 20:38:02 +0100





Caro João Saraiva,
 
Só um pequeno reparo que fará toda a diferença:
 
Conselho Português de Proteção Civil não existe!! 
 
O nome correto é: Força Delta - Conselho Português de Proteção Civil
 
73
Eduardo A.
 
 
 
 
No dia 21/07/2012, às 14:40, João Saraiva <joaosaraiva.cppc  gmail.com> escreveu:
 
> Um radioamador que pediu anonimato informou ao Conselho Português de Proteção Civil o seguinte: 
> 
> 1º Têm sido efetuados diversos contatos formais e informais com o serviço regional de proteção civil a dar a indicação que a Delegação da REP na Madeira estava e está, disponível para colaborar com a PC no que ela entender, até hoje nunca obtivemos uma resposta, pura e simplesmente nada.
> 
> 2º Nos acontecimentos do 20 de Fevereiro de 2010, voluntariamente vários radioamadores foram para o terreno auxiliar no que podiam, assim que a PC percebeu essa movimentação deu ordens para retirar do terreno todos os meios que lá tinham sido colocados, se quiser posso nomear situações concretas, que inclusive resultaram na revolta da população, pois os amadores tinham assegurado comunicações com zonas populacionais isoladas e de repente tivemos de retirar tudo do terreno.
> 
> 3º A PC da RAM rege-se por decretos regionais, que resultam de adaptações da legislaçao nacional, é errado pensar que a PC da RAM é equivalente à Autoridade Nacional da PC. Quero dizer com isto que a realidade de Portugal Continental não é necessariamente a mesma da RAM.
> 
> 4º A PC da RAM não admite perante a comunicação social que tem problemas a nível de comunicações, apesar de neste momento todas as suas comunicações basearem-se no TETRA, com isto, não admitem a intervenção dos amadores no que quer que seja, nem como complemento.
> 
> 5º e último, quando pergunta onde estão os Amadores da Madeira? A maior parte deles estava a tentar combater os incêndios que deflagraram junto das suas residências, tentando desesperadamente salvar os seus bens, pois os meios de salvamento não chegaram nem a 30% das chamadas, quem não presenciou não IMAGINA o que foi esta terrível tragédia. Os amadores na RAM que dispõe de equipamentos ou que estejam no "ativo" não chegam a duas dúzias, somos muito poucos e e pouco ou nada podemos fazer sem estarmos devidamente integrados na PC.
> 
> Bem haja colega, pelo seu inestimável contributo. 
> Dou a mão à palmatória, houve falta de informação. Contudo reforço a necessidade de rescindir protocolos entre as Associações e a ANPC e forçar a criação das ULPC constantes do Art.º43 da LBPC e de integração dos radioamadores nas mesmas, de outro modo ou não tem iniciativa ou serão sempre vistos como algo que está a mais. 
> Sempre tive humildade de pedir desculpa por erros ou excessos, neste caso um "excesso" resultante de falta de informação. 
> 
> Contudo de costas voltadas continuaremos a protelar o desenvolvimento. A REP Lisboa é responsável por condicionar nos últimos anos o desenvolvimento desta vertente do radioamadorismo, que se rflectirá durante décadas, apesar dos meus sucessivos alertas e estimulos. Os radioamadores, como todo o povo, merecem acesso à formação organizada em autoproteção e resiliência, contudo a REP Lisboa não o permite, não o viabiliza, nada faz para isso, e o tempo passa...  Um vírus, um HIV, contaminou o radioamadorismo português com uma mutação de néscio, a que se junta o empírico e o curioso a quem uma qualquer faculdade deveria ter atribuído equivalência por ter exercido funções em proteção civil, em detrimento daquilo que outrora moveu o radioamadorismo nacional, A CIÊNCIA. 
> 
> O radioamadorismo nacional é o que a maioria dos radioamadores desejar que seja, o que a maioria dele fizer, e nesta matéria a maioria ... 
> 
> Caro Colega anónimo
> Bem haja pelo seu trabalho
> Bem haja aos rádioamadores da Madeira que estiveram e estão empenhados 
> no socorro e na resiliência Contém comigo e com as organizações que 
> represento para desenvolver a vertente do radioamadorismo solidario, 
> protector, e resiliente Conte com o Conselho Português de Proteção 
> Civil
> 
> As suas palavras não cairão no esquecimento, e chegaram ainda esta semana aos grupos parlamentares e ao Exmo SEAI. Acredite que há gente sensivel a estas matérias nas estruturas governamentais do país, e total abertura para ouvir os gritos de desespero de todos quantos intervém em proteção, prevenção, e socorro. 
> 
> 
> Esta mensagem é da é da minha unica e exclusiva responsabilidade 
> pessoal
> 
> 73´s
> 
> João Saraiva
> CT1-EBZ
> _______________________________________________
> CLUSTER mailing list
> CLUSTER  radio-amador.net
> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
_______________________________________________ CLUSTER mailing list CLUSTER  radio-amador.net http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120723/322fca80/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER