ARLA/CLUSTER: Sabe que em Vila Nova de Gaia existe o Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros ?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 17 de Julho de 2012 - 15:40:49 WEST


Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros

Missão: Compete ao Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, promover atividades de investigação científica nas áreas da Astronomia, das Ciências da Terra e do Espaço e de Engenharia Geográfica em articulação com Unidades de Investigação da Universidade do Porto que atuam nestas áreas, assim como providenciar apoio à formação graduada e pós-graduada da FCUP nestes domínios. Compete-lhe ainda desenvolver ações de promoção da cultura científica e tecnológica, designadamente junto da população escolar, bem como promover outras formas de divulgação da sua atividade que projetem nacional e internacionalmente a Universidade do Porto e a FCUP.

Descrição: O Observatório Astronómico "Professor Manuel de Barros" (OAPMB) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), situado no Monte da Virgem em Vila Nova de Gaia, foi fundado em 1948 pelo Professor Manuel Pereira de Barros, docente de Astronomia e Geodesia na FCUP, que reconhecia a necessidade de a Faculdade ter um Observatório onde pudessem ser complementados os estudos teóricos em Astronomia. Pessoa com uma grande visão, entendia que um Observatório não seria somente importante para o ensino prático da Astronomia, como também constituiria a base de desenvolvimento de um Centro de Investigação. O Professor Manuel de Barros possuía uma rara habilidade para projectar e supervisionar a construção de instrumentos astronómicos, tendo sido responsável, nomeadamente, pela construção de um Círculo Meridiano de Espelho (C.M.E.), um dos poucos equipamentos do género instalados no mundo, e que foi utilizado para observações astronómicas até à década de 70. Este equipamento foi totalmente projectado no OAPMB após o desafio lançado ao Professor Manuel de Barros pelo astrónomo R. d´E. Atkinson do Observatório de Greenwich. O seu profundo conhecimento dos problemas fundamentais da Astronomia e o seu espírito empreendedor, aliados a um grande entusiasmo, tornaram possível que, em tempos difíceis para a Faculdade, conseguisse levar a cabo o projecto de construção do Observatório Astronómico, que hoje tem o seu nome. Testemunho importante da história da investigação astronómica portuguesa, o Observatório possui equipamentos científicos de elevado interesse histórico e museológico.


O OAPMB foi considerado pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico  "(...) como testemunho material da história da investigação astronómica portuguesa bem como da vivência e dedicação profissional de um cientista da craveira nacional e internacional do Prof. Manuel de Barros (...)", e por esse motivo aprovada a manutenção de uma zona de protecção envolvente à zona circundante do Observatório com restrições a nível urbanístico.

Actualmente são desenvolvidas no Observatório Astronómico actividades de investigação nas áreas das Ciências da Terra e do Espaço, com particular incidência nos seguintes domínios:
(i)Posicionamento e Navegação por Satélite (com aplicações à Detecção Remota, à Geodinâmica, à Gravimetria Aérea e à Monitorização Costeira);
(ii)Meteorologia do Espaço, com aplicações ao estudo de Eventos de Partículas Energéticas, usando, para lá de meios espaciais, os dados do seu próprio instrumento no solo, o Radioespectrógrafo da Universidade do Porto, construído no Observatório com a colaboração de engenheiros do Observatório de Nançay em França.

Ao longo da sua história o Observatório tem dinamizado actividades de formação, investigação, prestação de serviços e divulgação em Astronomia e em Engenharia Geográfica, que decorrem quer do património e infra-estruturas existentes, e respectivo enquadramento urbano, quer do tipo de actividades de I&D que é desenvolvida.

No âmbito do plano estratégico do Observatório Astronómico 2011-2015, será desenvolvido um ambicioso plano de actividades num enquadramento que decorre da sua missão:

Compete ao Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, promover actividades de investigação científica nas áreas da Astronomia, das Ciências da Terra e do Espaço e de Engenharia Geográfica em articulação com Unidades de Investigação da Universidade do Porto que actuam nestas áreas, assim como providenciar apoio à formação graduada e pós-graduada da FCUP nestes domínios. Compete-lhe ainda desenvolver acções de promoção da cultura científica e tecnológica, designadamente junto da população escolar, bem como promover outras formas de divulgação da sua actividade que projectem nacional e internacionalmente a Universidade do Porto e a FCUP.
Telefone: 22 786 12 90
Fax: 22 786 12 99
Morada: Alameda do Monte da Virgem
Código Postal: 4430-146
Localidade: Vila Nova de Gaia
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120717/797f9d20/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER