ARLA/CLUSTER: RE: Já pode haver um objeto humano para lá do sistema solar

Segunda-Feira, 16 de Julho de 2012 - 17:57:02 WEST

-----Mensagem original-----
De: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com [mailto:ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com] Em nome de ct1dmk
Enviada: segunda-feira, 16 de Julho de 2012 17:52
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Já pode haver um objeto humano para lá do sistema solar

 > homens que estiveram à frente do projecto, já lá vão 35 anos! ( a  > maioria já se deve ter reformado)

Uma boa parte já terá falecido. Eu conheço algum desse pessoal que passou pelo JPL nessa altura, quase todos rádioamadores.
Alguns ainda estão vivos mas são velhotes... é que quase todos já eram engenheiros e cientistas séniors nos anos 70.

--

O controlador é um bit-slice de 18 bit com 4kb de memória ROM feita com fios de ouro. Foi feito pela General Electric a pedido do JPL.
Mas é uma coisa bem feita, claro que rudimentar quando comparada com os dias de hoje, mas suficeintemente sofisticado para cumprir a função... 4Kb de assembly escritos à mão para fazer controlo é um programa bem jeitoso... quem já escreveu assembly a uma instrução por byte sabe que 4000 instruções é obra...

Claro que o ZX81 ,de 1980(se bem me lembro) mas esse é um computador destinado às massas e como tal aparece quando as peças já são baratas, pois o seu CPU o Z80 é de 1976...
Curiosamente antes do z80, o CPU da MOS/rockwell o 6502 era normalmente o escolhido pela NASA mas acho que os mais cépticos nunca acreditaram muito que as versões à prova de radição fossem mesmo à prova de radiação e acabavam sempre por fazer os CPU's discretos.

A V1 é um exemplo disso pois ele poderiam ter usado um microprocessador mas ainda bem que não quiseram.

Luis Cupido.

p.s.  em 1977 acho que já existia o AppleII.

--
Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT