ARLA/CLUSTER: Sabe que em Maio de 2011 a empresa D-Wave lançou o primeiro computador quântico?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 12 de Julho de 2012 - 13:13:28 WEST


Computador quântico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
A Esfera de Block é uma representação de um qubit, o bloco de construção fundamental de computadores quânticos. Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência. Teoricamente, computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente trabalha com poucos qubits de informação. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável (exponencial no tamanho da entrada), como por exemplo, a factoração em primos de números naturais. A redução do tempo de resolução deste problema possibilitaria a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Contudo, o computador quântico ofereceria um novo esquema de canal mais seguro.

Como funcionam os computadores quânticos
por Kevin Bonsor e Jonathan Strickland - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução

A enorme capacidade de processamento criada pelos fabricantes de computador ainda não foi capaz de saciar nosso ávido desejo por velocidade. Em 1947, o engenheiro da computação Howard Aiken disse que bastariam seis computadores digitais eletrônicos para satisfazer as necessidades dos Estados Unidos. Outros fizeram previsões igualmente desastrosas de quanta capacidade de processamento eletrônico seria necessária para as crescentes necessidades tecnológicas mundiais. Naturalmente Aiken não considerou os vastos volumes de dados gerados pela pesquisa científica, a proliferação de computadores pessoais ou o surgimento da Internet, que apenas alimentou nossa necessidade por mais, mais e mais potência dos computadores. 

Será que algum dia teremos computadores com a potência que necessitamos ou desejamos? Como declara a Lei de Moore, se o número de transístores em um microprocessador continuar dobrando a cada 18 meses, no ano 2020 ou 2030 os circuitos em um microprocessador serão medidos em escala atômica. O próximo passo lógico será a criação de computadores quânticos, que vão utilizar a potência de átomos e moléculas para realizar funções de memória e processamento. Os computadores quânticos têm potencial para realizar cálculos bilhões de vezes mais rápido que qualquer computador baseado em silício. 

Cientistas já criaram computadores quânticos básicos que podem realizar certos cálculos, mas um computador quântico, na prática, ainda está a anos de acontecer. Nesta edição, você vai aprender o que é um computador quântico e para que ele será usado na próxima era da computação. 

Não é preciso voltar muito no tempo para encontrar as origens do computador quântico. Eles foram idealizados há apenas 20 anos atrás, por um físico do Laboratório Nacional de Argonne (em inglês), Paul Benioff, creditado como a primeira pessoa a aplicar a teoria quântica a computadores em 1981. Benioff idealizou a criação de uma máquina de Turing quântica. A maioria dos computadores digitais, como o que você está usando para ler este artigo, é baseada na Teoria de Turing. 

Saiba mais nas próximas páginas.
- Definindo o computador quântico ( http://informatica.hsw.uol.com.br/computadores-quanticos1.htm )
- Os computadores quânticos hoje ( http://informatica.hsw.uol.com.br/computadores-quanticos2.htm )
- Mais informações sobre  computadores quânticos ( http://informatica.hsw.uol.com.br/computadores-quanticos3.htm )

Fontes: Wikipédia  e HowStuffWorks Brasil





Mais informações acerca da lista CLUSTER