ARLA/CLUSTER: CT1DRB conseguiu finalmente instalar as suas antenas.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 6 de Julho de 2012 - 17:03:41 WEST


Esta é uma excelente noticia para todos os radioamadores nacionais em situação semelhante.

Como é do conhecimento geral, o nosso colega David Quental (CT1DRB), vem lutando desde há alguns anos com a Administração do seu Condomínio no sentido de autorizarem a instalação na cobertura do edifício dos seus sistemas radiantes.

Entretanto, um colega nosso venceu, num Julgado de Paz, um caso muito semelhante ao do colega David Quental. Baseando-se na fundamentação deste caso, o colega CT1DRB informou a Administração do seu Condomínio que iria instalar antenas, embora nem fosse obrigado a informar, só o fazendo por uma questão de educação e cordialidade. Após uma troca de correspondência com a dita Administração, em que a mesma não enviou qualquer contestação, o colega David instalou as antenas julgadas necessárias para o nosso passatempo.

Apesar de haver uma fundamentação lógica para a instalação das antenas, a mesma tem as limitações de acordo com o texto escrito pelo colega José Rainho (CT1EFH) publicado na revista QSP N.º 243, de Setembro 2001, decorrentes do Decreto-Lei N.º11/2003 de 18 de Janeiro (que isenta as estações de radioamador, de licença camarária para a instalação de infra-estrutras de suporte das radiocomunicações).

A limitação mais séria e a que mais problemas dá, é a questão da estética. No caso particular do CT1DRB e o de muitos outros, deixa de ser problema pois o edifício em questão possui um conjunto de antenas para receção de televisão e de outros equipamentos, caso dos ar-condicionados, que perturbam mais a estética que as antenas instaladas pelo colega. Até agora, o colega Quental não recebeu qualquer resposta por parte da Administração do Condomínio do seu prédio.

Assim, a estação CT1DRB colocou na cobertura do edifício uma antena  MFJ-1786 para o HF, uma antena para os 6m e uma colinear vertical, feita de tubo PVC, para o VHF.

O David Quental informa todos os colegas com problemas semelhantes aos que teve, que se dispõe com todo o gosto a ajudar, caso seja necessário.

João Costa (CT1FBF)





Mais informações acerca da lista CLUSTER