ARLA/CLUSTER: Off Topic: Noites no Observatório - O Tempo Astronómico, Físico e Civil.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2012 - 13:07:45 WET


No próximo dia 28 de Janeiro, o Observatório Astronómico de Lisboa dará início à edição de 2012 das "Noites no Observatório".

Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2012 e tem como primo objetivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitetural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:
- Visita guiada ao edifício museológico do Observatório
- Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
- Observações com telescópio

Excecionalmente, este mês, a visita guiada ao edifício histórico do OAL não será realizada.

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e tem uma duração aproximada de 60 minutos.

A sessão de dia 28 de Janeiro terá início às 21:30 com a palestra. O objeto alvo das observações desta noite será, entre outros, o planeta Júpiter.

A palestra estará subordinada ao tema "O Tempo Astronómico, Físico e Civil", proferida pelo Prof. Doutor Rui Agostinho.

-------------------------------------------------------------------------------
O Tempo Astronómico, Físico e Civil

Tanto o calendário como a Hora são medidos em função dos movimentos do planeta Terra e desde muito cedo a humanidade usou a hora solar para referenciar todas as atividades. A astronomia tomou como tarefa importante o estudo da rotação do planeta, que toma como referencial a posição dos astros fixos na abóbada celeste. Paralelamente foram  criados relógios para manterem o tempo e usufruir-se deles nas atividades sociais e científicas.

Os relógios atómicos de grande precisão permitiram determinar com bom rigor o abrandamento secular da rotação terrestre. Este abrandamento cria um desfasamento progressivo entre a hora civil UTC (que se reporta à hora solar média provinda da rotação terrestre) e a hora atómica TAI. Leia-se uma breve explanação em http://www.oal.ul.pt//index.php?link=utc .

Por isso, faz-se uma correção periódica à escala de tempo UTC, que está dependente da escala TAI (http://www.bipm.org/en/scientific/tai/), de modo a mantê-la o mais próxima possível do tempo solar médio. Essa correção introduz segundos intercalares (extra) quando é necessário. Por exemplo, devido ao andamento dos últimos anos haverá introdução de +1 segundo intercalar a 30 de junho de 2012 (http://data.iers.org/products/16/14889/orig/bulletinc-043.txt ).

-------------------------------------------------------------------------------

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.

O acesso à atividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.

ATENÇÃO: Embora a atividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.


ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas atividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio eletrónico no início da semana de 23 de Janeiro.

A inscrição é efetuada online na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0


Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul


A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.






Mais informações acerca da lista CLUSTER