ARLA/CLUSTER: R1MV (ilha Maly Vysotsky ) vai ser excluida da DXCC

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2012 - 17:24:21 WET


R1MV: Mais Novo Deletado do DXCC

Um mês após a troca de assinaturas entre Rússia e Finlândia do tratado de concessão do Canal de Saimaa, ocorrida em 17 de janeiro de 2012, a ilha Maly Vysotsky (R1MV) será deletada do DXCC por não mais atender às condições necessárias para valer como entidade separada para o DXCC.

Idas e Vindas entre Finlândia & União Soviética
Entre 1918 e 1940, a ilha era parte do território Finlandês e chamava-se Ravansaari. A ilha era habitada por cerca de 1000 finlandeses, que ganhavam seu sustento explorando madeira. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi anexada à União Soviética (junto com outros territórios) e tornou-se parte da RSS Carelo-Finlandesa - uma República Socialista Soviética (URSS) que existiu durante cerca de vinte anos e englobava a Carélia soviética e as partes do território finlandês ocupado pela URSS.

Em 1941, a ilha foi reanexada pelas tropas finlandesas e voltou a ser território finlandês. Em junho de 1944, a ilha foi dominada pelo Exército Vermelho, e mais uma vez tornou-se parte da União Soviética. A ilha foi renomeada para Maly Vysotsky. Um tratado foi assinada em 1963 para conceder a ilha e outros territórios do Canal de Saimaa para a Finlândia por 50 anos.

Por causa desse tratado assinado em 1963 a ilha (R1MV) contava em separado para o programa DXCC, da mesma forma que Fernando de Noronha (PYØF) e Trindade (PYØT) são válidas para o DXCC em separado do Brasil. Mas após a renovação realizada em 17 de janeiro de 2012, não resta dúvida que a ARRL excluirá esta entidade da lista do DXCC em 16 de fevereiro.

Até o momento, não há nenhuma DXpedição planejada para R1MV antes que ela torne-se página virada na história do radioamadorismo.


Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil





Mais informações acerca da lista CLUSTER