ARLA/CLUSTER: Londres terá a maior zona de WiFi gratuito da Europa.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2012 - 17:41:21 WET


Os espectadores dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, que se vão realizar em Londres, poderão ter acesso às Internet via WiFi gratuitamente.

Este será talvez o maior teste de carga realizado a uma rede WiFi montada nas ruas de uma cidade.

Quem é que aqui prefere utilizar WiFi em vez de 3G? Pois eu também. Poupa-me mais bateria, gasto menos dinheiro e tenho mais velocidade. Durante os 7 meses "de Verão" de 2012, os habitantes, turistas e jornalistas Londrinos que participem nos Jogos Olímpicos 2012, em Londres, irão ter acesso a uma rede WiFi gratuitamente. A rede será aberta no início de Março para haver um período de testes antes do inicio dos jogos.

Mas ao contrário do que pensamos, não se trata de uma rede WiMAX mas sim de uma rede WiFi com muitos pontos de acesso em alguns bairros de Londres (Chelsea, Kensington, Westminster) e a cidade olímpica. Apesar de gratuito o acesso será de certo modo limitado, não só por razões logísticas mas também por razões legais. Por exemplo, o streaming de vídeos está bloqueado.

Existem duas maneiras de concretizar uma rede WiFi numa cidade. A mais fácil é implementar a tecnologia WiMAX. Tem um alcance de 50Km e os terminais têm velocidades médias de 75Mbit/s. Mas infelizmente os nossos telemóveis, que apesar de terem um módulo WiFi, não se conseguem ligar a este tipo de super redes. Há muito poucos smartphones no mercado que podem utilizar WiMAX.

A mais difícil e mais cara de implementar é vários pontos de acesso WiFi, ligados a uma rede física (de preferência fibra), mas aqui as velocidades médias são menores, o alcance é apenas de 50m e temos de ter paciência quando estivermos a saltar para outro ponto de acesso.

E porque é que o WiMAX não é mais difundido? As cidades que têm uma rede WiMAX estão bastante satisfeitas mas as operadoras dessa cidade não! Existe um vazio legal e ainda não existe forma de taxarem devidamente este meio de informação. Portanto as operadoras vão continuando a apostar na tecnologia 3G e no LTE  A lei dos euros a imperar no seu melhor...

Outras curiosidades acerca do departamento de IT dos Jogos Olímpicos de 2012:
- tem 400 pessoas
- responsável tecnológico: ACER
- parceiros tecnológicos: BT, Samsung, Nokia, Cisco, Airwave e Panasonic
- 1100 portáteis com Windows 7
- 900 servidores
- fibra óptica em todos os lugares do evento
- a média de transferências esperada é de 6Gbps
- 2000 horas de emissão de imagens em alta definição

Será que o departamento IT bateu o record olímpico?

Fonte: Revolução Digital
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120111/9af91bb4/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER