ARLA/CLUSTER: Off Topic: Sabe que já há 1032 conferencias TED legendadas em português.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 6 de Janeiro de 2012 - 17:32:00 WET


Sou desde à alguns anos um seguidor das Conferencias TED na Internet (TED é o acrônimo para Technology, Entertainment, Design; Tecnologia, Entretenimento, Design em português), que são sempre muitíssimo mais que isso, pois são excepcionais palestras que nos dão a oportunidade de conhecer os melhores e mais brilhantes pensadores do nosso tempo em diversas áreas, desde as culturais às mais científicas.

A TED é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos, destinada à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas" e as suas apresentações são limitadas a dezoito minutos por orador, sendo os vídeos amplamente divulgados na Internet. Existem centenas em inglês e graças ao empenhado trabalho voluntário e altruísta de alguns portugueses e brasileiros, neste momento existem já 1032 conferencias legendadas em português, tanto traduzidas em português de Portugal como do Brasil. 

Existem duas hipótese de aceder à legendagem em português:

1ª - Indo diretamente ao sitio na Internet " Translations Talks in Português" em: http://www.ted.com/translate/languages/pt-br?page=1 e procurando a partir daqui a palestra que se quer.

2ª - Ao nos situarmo-nos na conferencia que queremos assistir, existe no canto inferior direito, duas opções assinaladas a vermelho, " Share " e "Rate". Ao clicar na primeira " Share ", temos a possibilidade de selecionar em " Enable subtitles" uma das várias legendagens existentes para essa palestra.  A partir daqui à que somente fazer o "copy"  do  "Link to this talk".

Assista comodamente na Internet às palestras da inovação, conhecimento e de ideias que merecem e devem de ser divulgadas. O sucesso das TED é tanto, com tão bons e excecionais oradores, projetos e ideias, que se espalhou por todo o mundo em eventos locais denominados TEDx. Em Portugal tem tido também as suas edições em que a do Porto, às mãos do anfitrião Manuel Forjaz, foi marcando a referência. Hoje há eventos TEDx realizados em cidades como Braga, Covilhã, Viseu, Aveiro, Coimbra ou Ansião, nos formatos Youth ou mesmo Kids. 

Não percam a oportunidade de assistir ao vivo quando houver noticia de uma próxima de vós, pois para 2012,  existe a promessa de se organizarem mais algumas em Portugal.

João Costa (CT1FBF)





Mais informações acerca da lista CLUSTER