Re: ARLA/CLUSTER: TDT: Anacom preocupada por população deixar transição para a última hora

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com
Terça-Feira, 3 de Janeiro de 2012 - 23:22:41 WET

Eu tive um problema similar.

Apontado para Monsanto (com linha de vista perfeita) tinha sinal ao
máximo e qualidade intermitente com falhas de imagem.
Com a antena no chão do 1º andar tinha sinal de 60% e qualidade sempre
100%!!!

Neste momento tenho a antena virada para Palmela (também com LOS) e só
raramente falha a qualidade).

Desconfio eu que por ter linha de vista para diversos transmissores (dos
principais pelo menos Monsanto, Montejunto e Palmela) e estes não
estarem perfeitamente sincronizados, ciclicamente eu recebia a emissões
sobrepostas e daí a falha.

Já agora para quem não sabe vou explicar resumidamente o pouco que sei
sobre o assunto.

A TDT (DVB-T) como está implementada em Portugal continental, está no
modo Single Frequency Networg (SFN) em que os emissores de de alguma
forma sobrepoem a sua area geográfica de cobertura vão mandando os dados
(simbolos) em momentos distintos numa sequencia muito rápida (visto de
uma forma grosseira e simplificada como se de uma rede sem fios WiFi se
tratasse, com todos os clientes a fazer downloads em simultâneo).
Esta solução tem a vantagem de poupar espectro (e libertar muito para o
negocio do 4G ehehehe!) e de que se funcionar devidamente, os receptores
que recebam mal um símbolo enviado por um dos emissores (ex. porque
passou uma motorizada na rua ...), se receber o símbolo que tem a mesma
informação, no momento seguinte, enviado por outro emissor, ainda assim
consegue apresentar a imagem/som perfeitos.

O problema todo é quando se começam a receber emissores dessincronizados
a transmitir ao mesmo tempo ou emissores longínquos que já não eram
supostos lá chegar pelo planeamento do operador e que por estarem longe,
do atraso de propagação fazem os seus símbolos interferir com os dos
emissores mais proximos.

Sugestão final (se é que isso ainda não está a 100%) aponte para outro
emissor, mesmo que mais fraco/longínquo ou, se tiver uma antena LPDA
(log periódica, vulgo "espinha de peixe), mude para uma Yagi-Uda porque
a LPDA tem lóbulos secundários de elevado ganho e facilita a recepção de
sinais à partida indesejados dos lados e traseira.

Nota: A minha é uma LPDA ainda ... mas neste momento está estável.

73!