Re: ARLA/CLUSTER: TDT: Anacom preocupada por população deixar transição para a última hora

CT1GZB - José Luís Proença ct1gzb netcabo.pt
Terça-Feira, 3 de Janeiro de 2012 - 19:33:02 WET


Antes de entrar mais em pormenor nesta tecnologia, convém explicar porque foi escolhida: este modo de difusão possibilita uma utilização mais eficiente do espectro, permitindo alargar consideravelmente a quantidade e qualidade da oferta. Para isso, os sinais integrando os dados dos programas são digitalizados e ordenados num sinal único chamado Multiplexer antes de serem transportados até ao telespectador através de ondas electromagnéticas. É esta melhoria substancial do serviço de televisão que levou a Comissão Europeia a obrigar os 27 países da União a adoptar esta tecnologia baseada na norma DVB-T (para Digital Video Broadcasting-Terrestrial) até 2012, ano durante o qual será desligado o “velho†sinal analógico terrestre – uma operação conhecida como “switch-off†ou “apagão†analógico.

Praticamente todos os países europeus já deram início a este processo; soube-se há poucas semanas que o governo português escolheu a data de 26 de Abril de 2012 para a realização desta operação por cá. Até lá, a PT vai encarregar-se da distribuição do sinal digital a todo o país, num processo faseado: até ao final deste ano deverá chegar a 80% da população nacional, ficando a cobertura completa em Dezembro de 2010. Seguir-se-á então um período de “simulcastâ€, durante o qual irão coabitar os sinais analógico e digital, antes que seja efectuado o já referido “apagãoâ€.

in: http://www.telesatelite.net

A TDT foi-nos imposta como tal, e quem dela precisar, vai ter que a pagar (mesmo que não possa e se quer ver televisão).

É útil? Quanto a mim é. 

A aldeia da Beira Alta para onde vou de férias nunca teve sinal analógico decente, espero que com a TDT melhore.

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53
REP # 1418
SKCC # 8178
CT-QRP # 058
http://ct1gzb.blogspot.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120103/54a16deb/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER