ARLA/CLUSTER: Rádio Vaticano comemora a Dia Mundial da Rádio nas suas 40 linguas

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2012 - 16:10:14 WET


A Rádio Vaticano é uma rádio multimídia e não uma 'velha rádio' em ondas curtas: trabalha em sinergia com os outros meios de comunicação do Vaticano, com redes de rádio católicas e do serviço público e agências de informação e em estreita colaboração com várias Conferências Episcopais - como é o caso do Programa Brasileiro, criado em 12 de março de 1958.

No sentido de um amplo envolvimento de todos e de um comum sentimento de pertença deste dia 13 de fevereiro, a Direção de Programação da RV convidou todas as redações linguísticas da emissora a reservarem um espaço em suas grades a esta recorrência.  A RV é uma comunidade de cerca de 400 funcionários de 60 nacionalidades diferentes. Temos 40 redações de línguas diversas, algumas nascidas 80 anos atrás, na fundação da Rádio do Papa. Sobretudo, a RV é uma emissora de "serviço público" a serviço da Igreja e do Papa no diálogo com o mundo, dando voz a quem frequentemente não a tem.

Graças a seus 17 noticiários transmitidos ao vivo, aos espaços de aprofundamento e comentários, nossa emissora chega às realidades de cada país em perspectiva universal, com uma abordagem cristã.  Por isso, cada redação dedica programas hoje ao Dia Mundial do Rádio, fazendo-o de modo diferente, de acordo com suas exigências e disponibilidade. O Programa Inglês, por exemplo, dedica meia hora de sua grade a informações específicas sobre a atividade radiofônica em algumas partes do mundo. O Programa Italiano oferece uma geral na realidade do rádio nos cinco continentes. Foram também realizadas entrevistas com missionários combonianos na África e na Ásia, para ilustrar a realidade do Rádio nestes continentes. Os colegas italianos dão prioridade à relação entre o Rádio e o Papa, propondo algumas entrevistas que João Paulo II concedeu no avião, durante suas inúmeras viagens.

Já o Programa Espanhol transmite entrevista ao Presidente da Academia Espanhola de Rádio e um editorial sobre a importância atual do meio radiofônico, analisando o desenvolvimento tecnológico e suas potencialidades. Será recordado também o precioso serviço prestado pela RV aos prisioneiros durante a Segunda Guerra Mundial. Também os Programas Russo e Escandinavo se concentram no serviço público oferecido pelo Rádio em uma sociedade em evolução e como tem mudado a maneira de 'sentir-se' comunidade.


O primeiro Dia Internacional do Rádio será amplamente recordado no site da RV - em suas 40 línguas.

Esta segunda-feira, 13 de fevereiro, é uma data muito importante a ser celebrada pela imprensa radiofônica em todos os países. É a primeira vez que se comemora o Dia Mundial da Rádio.

A data foi aprovada e instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 03 de novembro do ano passado. Para a agência da Onu, essa é uma ocasião para incrementar a cooperação entre as redes internacionais de rádio e promover maior acesso à informação por meio desse veículo, incluindo aqui as rádios comunitárias.

"É uma oportunidade para chamar atenção para o valor do rádio, que ainda é o melhor meio para alcançar a mais ampla audiência", afirma a Unesco em seu site.


Mas vamos conhecer um pouquinho mais dessa história:

Essa história está marcada em seu início por três nomes principais: Michael Faraday, James Maxwell e Henrich Rudolph Hertz. Então vamos lá:

Michael Faraday foi um cientista inglês que, em 1831, descobriu a indução magnética. Ele inspirou, mais tarde, James Maxwell, escocês que, em 1864, demonstrou que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza e que os campos eléctricos e magnéticos se propagam com a velocidade da luz.

Mas podemos dizer que tudo começou mesmo quando Enrich Rudolf Hertz, inspirado nos estudos anteriores, demonstrou na prática a existência de ondas eletromagnéticas. Era o ano de 1890, e essas ondas foram chamadas de "ondas de rádio", ou "ondas hertzianas" ou "quilohertz". Era o início da história da propagação radiofônica.

Quanto à transmissão sem fio, o pioneiro nas investigações foi um indiano, Jagdish Chandra Bose.

Contudo foi o cientista italiano Guglielmo Marconi que fundou, em Londres, a primeira companhia de rádio. Em 1896 Marconi já havia demonstrado o funcionamento de seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia. Em 1896, Marconi fez a sua primeira transmissão pública sem fio, em código Morse.


Também no Brasil o rádio via seu desenvolvimento. E temos aqui um nome em especial: Roberto Landell de Moura, um Padre gaúcho, cientista, nascido em 21 de janeiro de 1861, que construiu diversos aparelhos importantes para a história do rádio, relacionados à telefonia com e sem fio.

Em 1890, o Pe. Landell de Moura já previa em suas teses a "telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser". Dez anos mais tarde, em 1900, ele obteve do governo brasileiro a carta patente nº 3279, que lhe reconhece os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações. No ano seguinte ele embarcou para os Estados Unidos e em 1904, o "The Patent Office at Washington" lhe concedeu três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras.

Mas o primeiro programa de rádio de que se tem notícia foi transmitido nos Estados Unidos, onde Lee Forest instalou a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão, em Nova Iorque, no ano de 1916. De lá se tem também o primeiro registro de radiojornalismo, relacionado à política: foi a transmissão das apurações eleitorais para a presidência do país.

E lá se vão 155 anos do início dessa história, 96 anos da primeira transmissão de um programa radiofônico e, claro, não poderíamos deixar de lembrar 80 anos da primeira transmissão da rádio Vaticano. Esse especial termina por aqui, mas nós esperamos continuar ainda por muitos e muitos anos transmitindo, diariamente, para vocês... (ED)


PROSPECTO GERAL DA TRASMISSÕES

  Trasmissões para a zona de Roma e Lazio (FM)

93.3 MHz<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/FM93_3_por.asp>

103.8 MHz<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/FM103_8_por.asp>

105 MHz<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/FM105_por.asp>

  Em Ondas Médias (zona de Roma)


Europa Oriental<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/EURO_EST_por.asp>


América e Médio Oriente<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/AME_MO_por.asp>

  Canais do satélite

Eutelsat 1<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/E_por.asp>

Eutelsat 2<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/E2_por.asp>

Intelsat Atlantic 1<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/A1_por.asp>

Intelsat Atlantic 2<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/A2_por.asp>

Intelsat Indian 1<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/I1_por.asp>

Intelsat Indian 2<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/I2_por.asp>

Programaçao Geral (Inglês)

EUROPE and the MEDITERRANEAN<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/sched_eur1.asp>

ASIA & OCEANIA<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/sched_asia.asp>

AMERICA<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/sched_ame.asp>

AFRICA<http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/sched_afr.asp>





Fonte: Radio Vaticano


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120213/6ac219cb/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER