ARLA/CLUSTER: NASA quer regressar à Lua e entrar em contacto com a Terra através de raios laser em vez de ondas de rádio

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 28 de Dezembro de 2012 - 10:23:46 WET


NASA quer regressar à Lua e entrar em contacto com a Terra através de raios laser em vez de ondas de rádio

Cientistas estudam os perigos da poeira lunar

Numa próxima missão à Lua, a Agência Espacial Norte-Americana NASA quer estudar as condições ambientais deste satélite natural, tendo em vista uma futura missão tripulada. Quando terminou a missão GRAIL - com as duas sondas a chocarem contra o solo lunar - a NASA estava já a trabalhar nesta nova operação. Os dados recolhidos pela GRAIL serão utilizados para permitir levar a cabo o novo projeto.

É mesmo provável que o ser humano volte a pisar a Lua em breve, mas para isso "os cientistas têm de ter mais informação acerca das condições ambientais do satélite e em especial da poeira lunar, o fator ambiental que representa um dos maiores problemas para os seres humanos na Lua", informa a NASA em comunicado.

A poeira lunar é tão fina como pó de talco e suficientemente abrasiva para provocar problemas a longo prazo nas lentes e nos equipamentos mecânicos. É também perigosa para a saúde se a estadia na Lua for prolongada.

Atualmente, a NASA está a testar o Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE), composto por um espectrómetro de ultravioleta que analisará a luz dos materiais da Lua, um espectrómetro de massas neutral, configurado para detetar diferenças na pouca atmosfera que há na Lua, e também um sistema que vai recolher e analisar as partículas de pó que flutuam à volta da atmosfera dispersa.

Além das experiências científicas, o LADEE será tecnicamente único em vários aspetos. Em primeiro lugar, é pioneiro em arquitetura modular e terá um novo sistema de comunicação que permite entrar em contacto com a Terra através de raios laser em vez de ondas de rádio. Tem também sistemas de energia melhorados que reduzem o seu custo.

Se esta tecnologia tiver êxito, é provável que se utilize em futuras missões de exploração lunar. Se tudo correr bem, a nave poderá ser lançada em Agosto de 2013.

Fonte: Ciência Hoje
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20121228/97e5f64e/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER