ARLA/CLUSTER: Tornado de Silves (Relatório final)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2012 - 13:57:09 WET


Desde 2006 têm sido registado um aumento do número de tornados em Portugal

Em Portugal, tal como no resto da Europa, os arquivos meteorológicos apenas integram os dados observados nas estações. Uma vez que os tornados são fenómenos da microescala, a probabilidade de serem observados numa estação é muito pequena, por isso o registo da sua ocorrência fica limitado à descrição das populações e, eventualmente, nos últimos anos, a algum registo fotográfico.

Desde 1999 tem sido feita a recolha dos dados disponíveis relativos aos tornados que ocorreram em Portugal, existindo atualmente uma base da dados com 42 tornados e trombas de água ocorridos entre 1936 e 2004.

Os eventos que integram esta base de dados foram analisados e classificados em termos de data e hora de ocorrência, intensidade, comprimento, largura e direção do percurso, dos efeitos e das condições meteorológicas em que ocorreram. Verificou-se que o tornado mais intenso em Portugal (um F3) ocorreu em Castelo Branco, em 6 de Novembro de 1954, causando 5 mortos e 220 feridos e destruindo a estação meteorológica local.

A partir de 2001 a recolha de dados de campo revela a existência de mais tornados fracos e de percursos muito mais longos do que era possível inferir dos registros históricos, além de algumas situações de grande interesse do ponto de vista da meteorologia.

Na madrugada de 7 de Outubro de 2009, apesar de se desconhecer a sua intensidade provocou estragos variados em diversos locais do concelho de Ferreira do Zêzere.

Desde 2006 têm sido registado aumento do número de ocorrência de tornados no distrito de Santarém, acontecendo desde então pelo menos um por ano, razão pela qual, agora se pondera comprar equipamento de deteção de tornados idêntico ao utilizado pelos Estados Unidos. 

Em Portugal deu-se no dia 7 de Dezembro de 2010, mais um tornado que assolando a região Oeste do país: Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã. Provocou 40 feridos e prejuízos em cerca de 16 milhões de euros. Foi classificado como F3 da escala de Fujita, o antepenúltimo nível no grau de destruição provocada. Passou a ser até ao momento o tornado mais forte que alguma vez ocorreu em Portugal.

Tornado de Silves (Relatório final) 

No passado dia 16 de Novembro um tornado, qualificado como F3/T6 (F, Fujita; T, Torro), com intensidade do vento, rajada de 3s, de valor compreendido no intervalo 256 -295 km/h, afetou o Barlavento Algarvio entre as 13:20 e as 14:00 UTC; as áreas urbanizadas mais atingidas foram as de Carvoeiro, Lagoa e Silves tendo ainda produzido alguns danos em S. Marcos da Serra.

 Causou um trajecto de destruição com uma extensão total de, pelo menos, 31 km, e uma largura estimada em cerca de 100 m a 300 m. 

Foi elaborado relatório técnico sobre este fenómeno, que se pode consultar no link abaixo.
Relatório tornado Silves - http://www.meteo.pt/export/sites/default/bin/docs/tecnicos/rm_tornado.silves_112012.pdf 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Fontes: Wikipedia e Instituto de Meteorologia






Mais informações acerca da lista CLUSTER