ARLA/CLUSTER: Transceptor SDR Flex-3000 - Finalmente consegui desvendar o mistério dos travamentos do PowerSDR!

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2012 - 21:51:55 WET

Transceptor SDR Flex-3000, Diário de Bordo por PY2JF – João Roberto S.
G. Ferreira (Atualização 5)

09/12/2012 – Problema resolvido!

Finalmente consegui desvendar o mistério dos travamentos do PowerSDR!

Como havia comentado, a impressão que eu tinha era de que quando eu
usava o rádio para falar travava menos, ou quase nunca. Mas para ouvir
travava em poucos minutos. Depois de trocar idéias com muitos
proprietários de Flex-3000 no fórum da Flexradio, testar todas as
sugestões sem sucesso, resolvi tirar o dia pra “depenar” meu Windows
em busca de uma solução. Desativei antivirus, desliguei todos os
serviços desnecessários, parei quase tudo. Mesmo assim continuou
travando. Foi quanto tive a idéia de cronometrar o tempo que levava
pra acontecer o problema. A impressão era de que o tempo era sempre
igual.

Peguei o cronômetro do iPhone e iniciei a contagem após a última
mexida do mouse e fiquei aguardando. Quando deu extatos 5 minutos
travou. Reiniciei o micro novamente e cronometrei novamente. Deu 5
minutos e novamente travou. Portanto não me parecia mais problema do
software ou mesmo do driver do Firewire, e sim alguma coisa do
Windows. A primeira coisa que fiz foi desativar screen saver, sleep
mode e outros. Nada, após 5 minutos travou novamente.

Foi quando me veio a cabeça que poderia ter algum tipo de modo de
economia de energia da CPU ou algo semelhante entrando em ação. Depois
de perambular por diversos menus consegui achar um absurdamente
enterrado em submenus. Haviam várias opções de “save mode” e fui
desligando uma por uma até que uma deles se mostrou a culpada. Olhem
onde ela estava escondida:

[botão direito do mouse no desktop][Personalização][Proteção de
tela][Mudar ajustes de consumo][mudar plano de consumo
balanceado][mudar ajustes avançados de consumo][PCI
Express][Gerenciamento de consumo de estado do link]

Daí eu desativei essa função e o problema acabou. 8 níveis de Menus
pra achar isso! O mais incrível é que pesquisei no Google, nos fóruns
e nunca ninguém parece ter tido esse exato problema! Agora posso usar
os dois cabos que tenho aqui e ambos funcionam sem travamentos. Quando
chegar o de U$76 vai pra gaveta, infelizmente.

Finalmente agora poderei voltar a sequência de testes que tenho para
fazer esse rádio ser minha estação DX perfeita. Agora vou ver como
consigo fazer o Ham Radio Deluxe (HDR) se comunicar com o PowerSDR
para que eu possa fazer logs dos contatos onde ele já captura as
informações de frequência, modo e outros e quando clicar numa
frequência do cluster o rádio já mudar para ela sozinho.

/73