ARLA/CLUSTER: Repetidor para estranjeiros Coreia do Sul

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 7 de Dezembro de 2012 - 16:23:47 WET

Meu Caro Matias,

Talvez e para começar não fosse má ideia as Associações e a ANACOM
disporem de uma listagem atualizada dos repetidores nacionais em
funcionamento.

Em tempos, 2004, a ANACOM inclusive teve uma ideia peregrina de
indicar na Primeira versão do Procedimento Operativo dos " Planos de
Frequências e Procedimentos para o Licenciamento e Funcionamento das
Estações Repetidoras de fonia nas faixas de VHF e UHF do Serviço de
Amador " em que explicitava e obrigava nas "Regras de funcionamento "
ao seguinte :

a) logo que uma estação repetidora deixe de funcionar, o respectivo
titular deverá comunicar tal facto à ANACOM, num prazo de 24 horas,
através do e-mail repetidor.amador  anacom.pt e através de carta,
indicando:

i) o motivo que levou a tal situação;

ii)  a data previsível de reentrada em funcionamento;

a ANACOM publicitará esta ocorrência no seu “site” para informação dos amadores;

c)  as associações titulares dessas estações repetidoras deverão tomar
todas as medidas necessárias para que elas não estejam inactivas por
períodos superiores a dois meses;

Era, como se veio a demonstrar, uma ideia peregrina em Portugal logo
abandona na segunda versão em 2008.

A Radio Society of Great Britain - RSGB através do seu "site"
especializado em repetidores, " the UK amateur radio repeater
resource" (http://www.ukrepeater.net)  em " • European Repeater Links
", clicando no mapa encima de Portugal, dispõem de uma listagem sempre
atualizada dos Repetidores Nacionais de fonia em VHF e UHF de minha
autoria.

É absolutamente fantástico que passado poucas horas, por vezes mesmo
minutos, de a receberem a coloquem imediatamente no "site".

João Costa (CT1FBF)