Fwd: RE: ARLA/CLUSTER: D-Star em HF

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2012 - 11:57:41 WET

Bom dia colega Machado.

Tentando não me alargar e sendo objectivo na resposta o protocolo D-Star é
publico, isto quer dizer que qualquer outra empresa que não a ICOM poderia
ter equipamentos baseados neste protocolo. O facto de o mesmo se basear num
chip vocoder não é impeditivo para os outros, aliás a Yaesu emprega o mesmo
chip no futuro DMR, a Motorola também o usa em todos os equipamentos PMR
(Professional Mobile Radio) e outros.
Mas bem voltando ao que interessa, o protocolo em si só não trabalha
necessita do vocoder. Atualmente existem soluções criadas por amadores que
se baseiam exatamente na utilização de um modem GMSK e do dito vocoder.
Poder-se-á dizer que o custo destes "gadgets" são grandes, eu pessoalmente
não acho, se esse gadget custar 180~200€ e me permitir ter D-Star em
qualquer equipamento que tenha porta de dados... não pode ser considerado
caro.
Existem várias "placas" que permitem isto, a maioria delas só
codificam/descodificam o protocolo em si não permitindo a modulação pelo
vocoder, ou seja podem receber D-Star e retransmiti-lo.
É o caso da Mini-Hotspot da Microwalt, esta placa é um clone do
desenvolvimento do Satoshi Yasuda, a NQMHS do colega Mark Phillips - G7LTT,
e vários outros clones.
As placas que permitem a utilização como D-Star, ou seja comunicar por um
microfone do próprio equipamento seja ele qual for, são poucas. Existiu um
projeto USA/DL chamado DVAP com um custo elevado (400~500€) que permitia a
utilização em qualquer equipamento, existe também um outro projeto mais ou
menos com o mesmo custo, de um colega Polaco e, com nascimento em fins de
2011 um outro que eu tenho seguido e do qual sou um pequeno colaborador,
este projeto chama-se DV-RPTR e já vai na versão 2. É composto por um modem
GMSK, pelo vocoder AMBE e o protocolo é gerido por um microcontrolador AVR.
A vantagem deste projeto é que a simples substituição do firmware do
microcontrolador permite a utilização de outros modos, como por exemplo o
P25 phase 2, o MOTOTRBO e outros possíveis de utilização em digital. O
custo deste sistema está pelo mesmo da antiga DV-Dongle com as múltiplas
possibilidades que ele oferece.

Deixo aqui alguns links dos grupos necessários para utilização das diversas
soluções:

ao DV-RPTR
http://groups.yahoo.com/group/gmsk_dv_node/ - questões sobre Satoshi ou
clones
http://groups.yahoo.com/group/ircDDBGateway/ - software desenvolvido por
G4KLX - Jonathan, este software trabalha em todas as placas
http://groups.yahoo.com/group/pcrepeatercontroller/ - software desenvolvido
pelo Jonathan mas para sistemas repetidores ou hotspots

Fica aqui ainda umas ligações para quem pretenda utilizar um sistema
"hotspot" com low power utilizando o Raspberry Pi
http://groups.yahoo.com/group/Raspberry_Pi_4-Ham_RADIO/ - várias soluções
DV-RPTR mas com inclusão de um processador ARM o que permite a criação de
um sistema autonomo, substituindo por exemplo a DV-RPTR + Raspberry

Foi também criado à um mês este grupo.

desenvolvimento de soluções com utilização do D-Star, este grupo é recente
e em Português

Espero que este pequeno texto permita elucidar por alguma forma e peço
desculpa de estar tão limitado, tanto em tempo como em escrita. Qualquer
dúvida queira dispor, na medida do possível tentarei responder ou orientar
para uma melhor resposta.

Jorge

-------- Mensagem original --------  Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: D-Star
em HF  Data:
Wed, 5 Dec 2012 17:05:16 -0000  De: CT1BAT
<ct1bat  gmail.com><ct1bat  gmail.com>  Responder
a: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
<cluster  radio-amador.net><cluster  radio-amador.net>  Para:
'Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER'
<cluster  radio-amador.net><cluster  radio-amador.net>

 “…A fraca adesão de colegas CT deve-se ao facto do desconhecimento de como
o fazer sem recurso a equipamentos D-Star da ICOM …”****

De facto, colega Jorge, também eu sempre estive convencido de que só era
possível D-Star com equipamentos Icom e comprados no importador português
(para ter acesso ao código ?!?). ****

Pelos vistos a situação está alterada…****

Se o colega Jorge com o seu enorme conhecimento e experiência na matéria
tiver a amabilidade e disponibilidade de partilhar com a comunidade este
aspecto eu, particularmente, fico grato.****

** **

73 ****

José Machado – CT1BAT****