ARLA/CLUSTER: Foi desactivado o Repetidor de VHF do Mendro, por falta de uso

arla cr7acn.net arla cr7acn.net

73 a todos os "CLUSTERistas" desta rede

Antes demais, para os colegas que estão mais distante deste assunto
transcrevo as seguintes informações que são públicas:
Repetidor de montachique TX=145,675 RX:145,075 Mhz tom 74,4  PAR 10
Watts
Repetidor do Mendro TX=145,675 RX: 145,075 Mhz tom 82.2  e PAR a 40
Watts
Distância entre Eles cerca de 135 km

Realmente o que me levou a escrever este mail é que encontrei num site
Português um daqueles que tem muita publicidade  (radioamador.pt) onde
estava escrito desta forma "Foi desactivado o Repetidor de VHF do
Mendro, por falta de uso", tambem já ouvi via radio dizer o mesmo. Isto
faz-me lembrar que é como darem umas botas de cano alto a quem usa
muletas.

Para quem não sabe porque é que não se usa/usava o repetidor do Mendro
é fácil de explicar.
Não é que no Alentejo não exista Radioamadores, apesar dos mais antigos
estarem de "ressaca" existe novos radioamadores também, uma boa
percentagem por Km2.

O grande factor do repetidor não ser usado é que o de Montachique
ficava na mesma frequencia e impossibilitava a recepção do repetidor do
Mendro.

Não sei se de facto os repetidores estão ou não a funcionar com as
potencias que se encontram na internet como informação disponivel.
Só sei que ficava impraticavel qualquer QSO no repetidor do Mendro
quando o "menino da gravação" de Montachique se sobrepunha, quanto mais
se existisse um QSO via repetidor de Montachique.
E como é de se esperar Montachique tem mais trafego que o do mendro, e
em conclusão, era dificil permanecer a escuta lá no Mendro estando
sempre a ouvir o de montachique mesmo em dias que a propagação não está
boa.

Diga-se tambem que devido as posições e coberturas dos repetidores de
Santiago Arrabida, Foia, Tavira, que abrange e concentra grande parte
dos radioamadores em escuta,  A melhor localização nestes tempos não
passaria pelo Mendro mas sim talvéz por Alcaria, ou serra de Ficalho.

Reconheço para a Associação que o tinha a seu cargo, representasse
deslocações, despesas, etc. e seja um motivo bastante bom para o
desactivar e até concordo. Agora por falta de uso não posso deixar em
claro que se passe essa ideia a terceiros.

Não se usava, porque era impraticável para quem cá está. e os de fora
também não o usavam, provávelmente pelas mesmas razões.

Deste aprendiz de rádio
cr7acn