ARLA/CLUSTER: Ontem contatei o nosso colega Jorge, CT2JWK em 160m.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2012 - 19:01:02 WEST

Caros Colegas,

Ontem contatei o nosso colega Jorge, CT2JWK em 160m; efetivamente
aquilo é uma "experiência transcendental" tal como me parece que foi
com outros colegas que já tiveram a oportunidade de o contatar nessa
banda.

Imaginem o que é uma antena em quadrado com 42,5m de lado e 170m de
perímetro e a ser alimentada em linha aberta com 500 W de potencia. Da
minha parte, pouco mais de 100W e um fio com 15m de comprimento
lançado para cima de umas arvores frente ao meu apartamento na Cova da
Piedade.

Nunca, nestas condições, tinha escutado sinais com 5/9+20dB nessa banda.

A descrição da antena utilizada desde Pedrogrão Grande pelo colega
Jorge Nunes, CT2JWK / F1VNN "Loop Skywire Antenna by Dave Fischer W7FB
- QST November 1985"  está disponivel para consulta desde a sua pagina
pessoal em: http://www.freewebs.com/f0exy/documents/Loop%20Skywire%20-%20W7FB.pdf

No inicio da sua pagina em "LOOP Skywire 160M Band" (
http://www.freewebs.com/f0exy/loopskywire160mband.htm ) é possivel ver
as fotos da sua instalação.

João Costa (CT1FBF)