ARLA/CLUSTER: Re: BLF578XR

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2012 - 09:49:36 WEST

Bom dia Ilustres confrades do ferro de soldar

Ontem dediquei grande parte do meu tempo "pós batente" à dita "OBRA III",
como já foi dito aqui. Acabei então por fazer mais algumas "observâncias"
sobre o comportamento do BLF578XR versão "coxa". (só o valor didático do
"desastre" ou seja:  O que um "gajo" aprende com as asneiras vale mais que
o BLF578XR eheheheh!).
Depois de ler atentamente o datasheet para rever tudo, reparei que existe
por aí muito nevoeiro no ar. Quando falamos do referido LDMOS, seja o da
NXP seja o da FREESCALE, talvez involuntáriamente ou talvez não, só olhamos
para aquilo que é bom de mostrar. Então vamos logo regalar os olhos no
POWER OUT...Pois! um gajo ter um PA de 1200W em 2m é coisa digna de ser
vista!. No entanto isso é nos filmes do youtube e nos laboratórios
!...Lendo com o rigor necessário o respectivo handbook do "device",
acabamos por chegar à conclusão que a maioria dos filmes que se vêm no
youtube são fantasias. Acredito até que alguns adiantam o ponteiro dos
Wattmeter de marcas duvidosas, só para mostrar power!!
Senão vejamos:

Quando vemos os filmes da NXP ou FREESCALE, (filmes meramente publicitários
e um tanto generalistas) vemos que os engenheiros apresentam o componente
na sua forma mais "bruta" de produzir energia de RF. Logo como não se
preocupam em o queimar, exploram-no nos limites. São esses limites que
vemos nos filmes e que encantam as mentes ávidas de potencia, de qualquer
OM. Para serem mais realistas, deviam tambem mostrar o o ciclo de trabalho
que talvez seja menor do que 20%.  Aposto que toda aquela "apetitosa"
potencia é fornecida em regime de impulsos (aliés referido isso mesmo no
datasheet) . Por outro lado deviam tambem referiri que a potencia mostrada
tambem contém a potência de todas as harmónicas geradas, e que em classe
"C" ou em compressão  pode atingir  um valor significativo. No mesmo filme
tambem não sabemos a classe de funcionamento, mas classe AB não é de
certeza. Acredito que os testes sejam feitos com uma corrente de repouso de
uns 40mA (falam muito nesse valores no datasheet) o que é uma classe "C"
pura para estes LDMOS.

 Resumindo, temos então que a potencia mostrada é o somatória da
fundamental mais as harmónicas, que as medidas são efectuadas na saida da
palete sem mais perdas, que o regime de trabalho provavelmente é menor que
20%, e a classe de funcionamento é classe "C". Uma leitura mais atenta às
caracteristicas do LDMOS, verificamos que o average power é de apenas
250W!!! ou seja, a pleno regime, como por exemplo em classe "A", para
aplicações com modulações tipo GSMK ou OFDM etc, em que é exigido muito
esforço ao semicondutor, 250W é o limite, mas isso não é referido nos
filmes!!
Nas condições promocionais em que se apresentam alguns artigos, é fácil
conseguir 1200W de leitura no wattmeter. O mundo real do amador, é talvez
um pouco diferente e deve-se ter isso em conta antes de sonhar com
"ponteiradas" no fundo da escala do Wattmeter. Diz-me a experiencia
adquirida na OBRA III, que ao ler 900W nos meus BIRDs seja o modelo 43 ou o
4410 (utilizei os dois para detectar algum erro, mas a leitura é muito
indentica) eu já estava a trabalhar na zona "avermelhada" da palete. No
inicio nunca pensei nas perdas de fichas, cabos, relés, LPF, classe de
funcionamento, ciclo de trabalho etc! Para mim era o wattmeter a indicar
1200W e pronto! assim é que estava em conformidade com o
datasheet!!!!...Puro engano!... Os meus 900W em classe AB, medidos no BIRD,
colocavam o SSPA a funcionar dentro dos limites do fabricante!. Fui medir a
perda total dos circuito auxiliares, como relé, LPF, cabos, Fichas etc, e
fiquei admirado com os 0.9dBs que obtive!!...( Acho exagerado!..Talvez
tenha que rever alguma coisa aqui, principalmente  devo melhorar o relé) Se
a isso juntar-mos a supressão de harmónicas provocada pelo filtro passa
baixo, é fácil de chegar à conclusão que 900W era um valor mesmo bom e
indicativo de que o SSPA estava a funcionar bem e devidamente adaptado.
Fazendo as contas por alto, com uma indicação de 900W, se lhe tirasse a
supressão de harmónicas poderia (especialmente em overdrive ou em
compressão) chegar a uma indicação de 1000W. Se a esses 1000w  (60dBm) lhe
somar-mos mais 0,9 dBs correspondentes à perda geral dos circuitos
axiliares, teremos algo como 60,9dBm de saída, ou sejam 1230W.
Perante estas observações, para quem montar um SSPA destes, deve ter em
consideração estes pontos, e ao obter 900W limpinhos na saida deve dar-se
por muito satisfeito. Eu, confesso que me deixei "deslumbrar" pelos tais
1,2KW dos filmes, e isso talvez me tivesse custado um BLF578XR. Se tivesse
feito antes o "trabalho de casa", não teria tido tantos dissabores...Mas
nem tudo está perdido! O BLF578XR continua a funcionar, o  MRFE6VP61K25H vem
a caminho, e eu aprendi muito que é o mais importante!!

*Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*
*
*
*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide *
*
*
*
*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide *
*
 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*