From:  Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Date:  Segunda-feira, 30 de Abril de 2012 09:10
To:  Resumo Noticioso Electrónico ARLA <cluster  radio-amador.net>
Subject:  Re: ARLA/CLUSTER: REFLEXÃO LUNAR NOS 20 METROS!!!

Essa coisa de "terramotos" e imagens fantasmagóricas nas nuvens, e outras
parvoices, é fruto de mentes com pouco conhecimento sobre rádio, propagação
e sobre ionosfera. Faz-me lembrar as tretas em voltas das antenas das
estações base das comunicações celulares (esquecem-se dos equipamentos
celulares que dão aos filhos como prenda dos 9 anos). Uma vez na SIC
noticias, um cromo que se auto-denominava "presidente do movimento
anti-antenas de Torres Vedras", veio para a SIC "Vociferar" que tinha provas
de que a radiação das antenas das estações base (ele disse telemóveis porque
não sabia o que era uma estação base) contaminavam com radioactividade as
aguas dos depositos.
Se o HARRP faz "tremer a terra" imaginem os terramotos que teriam acontecido
ao longo da época aurea das emissões em ondas curtas. Existiram muitas
emissoras, principalmente no tempo da guerra fria, com uma potência de saida
de 1Mw, (2 TXs de 500Kw em paralelo era normal)  ligados a antenas de 17dBd
de ganho. (cortinas de 8 e até de 16 dipolos). o que chegava a atingir 100Mw
PAR. Toda esta intensidade de campo era dirigida a uma "área target"
especifica, e que eu saiba nem um chouriço alguma vez assou!
Ainda assim, e com o ultimo upgrade, em 2005 concluiu-se a instalação do
sistema de antenas, que apresenta agora o respeitável ganho de cerca de
30dBs, e o emissor tem uma potencia de saida de cerca de 950 Kw. o PAR, na
máxima potencia será perto dos 3,5Gw, no entanto muitissimo abaixo da
potencia da radiação solar. Se o HAARP fizesse ligeiros tremores de terra, o
Sol arrasava o planeta com terramotos gigantes.

Durante o processo de investigação ionosférica, o sinal gerado pelo
transmissor envia-se ao campo de antenas, as quais a transmitem para o céu.
A uma altitude entre 100 e 350 km, o sinal absorve-se parcialmente,
concentrando-se numa massa a centenas de metros de altura e várias dezenas
de quilômetros de diâmetro sobre o lugar. A intensidade do sinal de alta
frequência na ionosfera é de menos de 3 µW/cm2, dezenas de milhares de vezes
menor que a radiação eletromagnética
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_eletromagn%C3%A9tica>
natural que chega à Terra <http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra>  procedente
do Sol <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol> , e centenas de vezes menor que as
alterações aleatórias da energia ultravioleta
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultravioleta>  (UV) que mantém a ionosfera.

(fonte Wikipédia, a enciclopédia livre)

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir
dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes
power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes
sem fio, denominadas wireless.

No dia 29 de Abril de 2012 23:15, Rui A. Caldeira <ct1dnj  gmail.com>