ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Ponto e virgula em CW

Julio Cesar jc sapo.pt
Quinta-Feira, 26 de Abril de 2012 - 07:32:25 WEST

Vivam..

Dicas telegráficas:

O   .... ..   é normalmente transmitido duas vezes, o que dá " Hi  Hi "
ou seja, uma simpática risada.

O ..--..  é um ponto de interrogação e é usado como tal.  Por exemplo
-se alguém me chamar e eu não conseguir perceber o indicativo transmito
..--..   -.. .   -.-. - .---- -... .-- .. ( ? de CT1BWI ),  mais simples
e rápido que o velho  (  QRZ de CTXXX ).

Há vários códigos muito usados e o QRS é dos mais importantes para quem
se está a iniciar na actividade: ( normalmente  PSE QRS ) que quer dizer
- Por favor transmita mais devagar . Não tenham vergonha de o utilizar
as vezes que forem necessárias. Nas comunicações, vergonha é não
conseguir receber a mensagem.

O Inverso é o QRQ - ( Transmita mais depressa ), que é raramente usado
porque os operadores tendem sempre a transmitir na mesma velocidade com
que receberam a última informação. Portanto se quiser que o seu
correspondente aumente a velocidade da transmissão, bastará começar a
transmitir mais depressa.

73 do

*Julio Cesar
CT1BWI*