Date: Tue, 17 Apr 2012 14:35:57 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Chave CW?
From: ct1aoz  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

Ol'a Gomes
boa tarde...

creio que a pergunta refere uma chave de morse ''martelo''?

se for essa pois o preço é importante mas terá que ter em conta o seguinte :

o peso da base
a altura que a ''pega'' fica da secretária para não estar com o braço levantado
o eixo deve estar assente em pequenos rolamentos.
ter afinação de altura do contacto e afinação do peso da mola.

se voce poisar o braço na secretaria e assentar o punho na mesma e unir os dedos (pulegarindicador,,meio e anelar verificará que ficam acima da secretária. essa é a altura ideal para o punha da cheve, para assim poder articular a mão nos variados simbolos a transmitir.

Há chaves muito altas que obrigam a levantar o pulso da secretária o que cansa muito o braço pois deixa de estar apoiado e fica no ar.

talvez isto ajude a decidir...

bons contatos em CW e força no martelo...

73 do
J.Albu
CT1AOZ