ARLA/CLUSTER: Domínio UIRAPURU está de volta

Em 2001, surge o site UIRAPURU, como a página do Uirapuru DX Club, mas logo tornou-se um dos poucos sites dedicados ao Radioamadorismo, DX e Contest com conteúdo em idioma português. O site funcionou entre 2001 e 2005, chegando a ser eleito o melhor site de radioamadorismo do Brasil.

Naquela época, o registro de domínios era feito por várias empresas - basicamente como é hoje - mas a falta de clareza nas regras gerava vários problemas se algo desse errado. E as coisas dão errado no mundo real.

O site lamentavelmente foi retirado do ar em 2005. A empresa na qual eu registrei o domínio UIRAPURU.ORG em 2001, desapareceu do dia para a noite em 2005. Então, eu fiquei sem acesso a administração técnica do domínio. Sem a possibilidade fazer alterações técnicas relativas ao domínio. Então, quando o meu provedor de hospedagem fez uma atualização em seu sistema, o site Uirapuru simplesmente desapareceu e o domínio ficou bloqueado.

Em 2005, eu abri um processo no ICNN, órgão que gerência a burocracia relacionada à Internet, mas eu tinha que aguardar o pronunciamento da outra parte (que havia desaparecido). Então, o domínio ficou no "limbo" por todos estes anos.

Neste meio tempo (2005-2012), abandonei o projeto "Uirapuru" pois o caso não tinha perspectiva de ser resolvido em pouco tempo.

Como sempre achei que a comunidade DX e Contest era carente em informação de qualidade em idioma português, iniciei o projeto "DXBrasil" em 2005. Nestes 7 anos, nosso site cresceu em conteúdo e popularidade. Hoje, temos 1.645 artigos publicados e recebemos cerca de 7.500 visitas únicas por mês, ou seja, diariamente cerca de 250 pessoas interessadas em informações sobre DX e Contest visitam nosso site.

Depois de quase 7 anos, finalmente o ICNN julgou como procedente minha reclamação e me devolveu a propriedade do domínio UIRAPURU.ORG. A partir de agora, quem acessar o endereço www.uirapuru.org<http://www.uirapuru.org> , será redirecionado para o DXBrasil.

73, Luc
__
PW7T Team member
WRTC.2010 Brazilian Team Leader
PY8AZT (also PT7AG, R37U, ZY7C, PX8C, ZZ8Z)
LABRE, ARRL, CWJF & Fortaleza DX Group Member