RE: ARLA/CLUSTER: O que vem por aí - novos materiais

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 18 de Abril de 2012 - 18:16:57 WEST


O mais interessante é que os Portugueses estão na área da frente deste novo material a nível mundial;

Nuno Peres, investigador do Centro de Física e professor do Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho, é um dos mais reputados físicos teóricos mundiais a trabalhar sobre o grafeno, a forma bidimensional do carbono, que tem uma ampla aplicação futura no domínio da eletróncia.
 
Nuno Peres, investigador do Centro de Física e professor do Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho, venceu o Prémio Gulbenkian Ciência 2011. Nuno Peres é apresentado como um dos mais reputados físicos teóricos mundiais a trabalhar sobre o grafeno, a forma bidimensional do carbono, que tem uma ampla aplicação futura no domínio da electrónica. A cerimónia de entrega do galardão é a 20 de Julho, na sede da Gulbenkian, em Lisboa. 

O investigador da UMinho colaborou com Andre Geim e Konstantin Novoselov (Universidade de Manchester), que descobriram este material e ganharam o Nobel da Física em 2010. Nuno Peres, em conjunto com António Castro Neto (Boston) e Francisco Guinea (Madrid), previu a existência de uma nova forma do efeito de Hall quântico no grafeno, tese posteriormente confirmada pela dupla de Manchester e publicada em 2006 na ?Physical Review B?. O trabalho tornou-se o artigo teórico mais citado na área da física do grafeno e o terceiro artigo português mais citado do ano. Além disso, Nuno Peres descreveu teoricamente a opacidade do grafeno, cujos resultados experimentais saíram em 2008 na revista ?Science?, em conjunto com o grupo de Manchester.

Nuno Peres, de 44 anos, é natural de Arganil, Coimbra, e tem sido orador convidado em várias conferências internacionais, como as reuniões anuais da American Physical Society. É co-autor do mais citado artigo de revisão sobre grafeno, editado na "Reviews of Modern Physics" (cerca de 1700 citações). Já venceu os prémios Seeds of Science 2011, de Mérito à Investigação da UMinho e de Mérito da Universidade de Évora. É membro da Academia das Ciências de Lisboa (desde Março) e da Sociedade Portuguesa de Física (desde 1987). Foi ainda professor visitante em Turku (Finlândia), Boston (EUA) e Dresden (Alemanha).


Fonte: Universidade do Minho 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Jose Albuquerque
Enviada: quarta-feira, 18 de Abril de 2012 11:13
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: O que vem por aí - novos materiais

 
Por achar de interesse publico e porque sei que andam atentos... aqui vai o que de ''futro'' vamos apanhar.
 

 
  

 
FANTÁSTICO O QUE SE ESTÁ A DESCOBRIR E DESENVOLVER ...
 
 
Grafeno: Material do futuro
 
FANTÁSTICO !!!



-- 
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Use "Cco" (ou "Bcc")- cópia oculta- para enviar seus e-mails.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar. 
Dificulte a disseminação de Vírus, Spams e Banners.
********************************************
J.Albu
CT1AOZ




Mais informações acerca da lista CLUSTER