João Costa (CT1FBF)

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Fernando Costa Pereira
Enviada: segunda-feira, 16 de Abril de 2012 01:06
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Um classe 2 ainda hoje perante alguns colegas, não todos, é visto como uma classe baixa, ligeiramente acima dos classe 3

Antes de mais, permitam-me congratular quem de direito pelo excelente trabalho com este forum.

Caro colega João Costa, Antonio Gil Silva e demais,

Sem querer lançar nenhum "petardo", tal qual referia um nosso colega Brasileiro em uma publicação anterior, gostaria de acrecentar algo ao vosso raciocínio.

Se assim me for permitido.

Regressei a este hoby á cerca de dois anos, coincidente com o meu pedido de adesão a este cluster. Vicissitudes da vida, levaram a que, para além de não exercer este meu passatempo, nem tão pouco me tenha apercebido das alterações legislativas.

Assim, aquando do meu regresso, foi com muito gosto que constatei a possibilidade de operar em 10m, condição que me era negada antes da ultima revisão da lei. Porem, foi tambem aí que me apercebi do grau de exigência hoje existente para quem quer usufruir deste entretem.

Objectivamente e sem me querer alongar, quero tão somente reiterar uma opinião que não me pareceu explanada o suficiente.

Um rádio amador, seja ele, classe 3; classe 2 ou classe C, não é menos entusiasta e por consequência menos "amador", que quaisquer outro colega classe A ou B.

Facto é, que temos em comum a paixão de fazer rádio. É este gosto, que para mim nos difere dos outros, e não tão somente uma suposta classe.

Senão veja-se, e para os mais novos será novidade, para os outros será só relembrar. Desde o fim dos anos oitenta houve pelo menos duas passagens administrativas, ou seja, temos hoje radio amadores que detêm a classe A,  só porque não precisaram de provar competências.

Outros há, radio amadores classe B, que tem habilitação morse , conforme está escrito nos seus CAN, tambem só porque não tiveram necessidade de provar nada.

Atrevo-me até, relembrar aqueles que, conscientes da mudança da legislação, apreenderam o codigo Morse e após exame só do mesmo, passaram de classe C para classe A.

Quanto a mim, seria mais justo uma revalidação de competencias para todos !!!!  Vamos todos fazer exame. E vamos ver quem é quem.

Afinal julgam-se outros colegas, mas com permissas diferentes.

Infelizmente, estou certo que muitos colegas moralistas, teriam dificuldades em fazer os actuais exames.

Por outro lado, continuo a achar que ser rádio amador não deveria ter por destrinça tão sómente o conhecimento técnico, embora este seja fulcral.

Para terminar, gostaria de perguntar ao colega CT1FBF, uma vez que tem acesso á informação, classe C foram cerca de 1198 que não evoluiram.

 E CT2?  Quantos há em Portugal ? Quantos é que se propuseram a exame para CT7 ? Isto claro, tendo sempre em conta o aperfeiçoamento continuo do conhecimento técnico e cientifico.

Seria bom referir esses numeros em publicações vindouras, até para não deixar o assunto dormitar.

Desde já grato pela atenção,

Cordiais cumprimentos,

Costa Pereira

CT5HRW