From: CT1BAT
Sent: Monday, April 09, 2012 8:09 PM
To: cluster
Subject: ARLA/CLUSTER: Provavelmente, a mais jovem radioamadora ...

O Sr. Paulo Faria (que não sabemos se é radioamador, pois não se identifica de acordo com as normas do Cluster.)que atribui tanta importância à idade da criança, 5 anos(". atenção do que realmente era importante, ou seja; a miúda tem menos de seis anos de idade!...) quer partilhar connosco qual é, na sua opinião, a mais valia/o valor acrescentado que uma criança de 5 anos pode dar ao radioamadorismo?73 de

José Machado - CT1BAT

Paulo Faria pauloafaria sapo.pt

Recentemente aprovada em exame para a Foundation class, o equivalente à classe 3 em Portugal, jovem Inglesa, de pouco menos de seis anos de idade, passou assim a fazer parte das listas de amadores, com plenos direitos de emissão, com uma potência máxima de 1dBW (10W).De salientar que esta nenina não necessita de (acompanhante), embora como será de esperar, ninguém com esta idade ou não, sem experiência prática, se sinta á vontade, para começar logo a fazer uso da licença que custou aos pais, a módica quantia de 20 Libras.Assim não se admirem de um dia destes escutarem esta colega em 137KHz, ou em 70MHz... sim com os mesmos direitos dos seus colegas da Advanced class (equivalente à cat.1, A) em Portugal), com a única limitação na potência máxima.Resta-me dar os parabéns à menina e à OFcom (ANACOM Inglesa)... Viva a democracia.... mas penso que na Inglaterra o regime é outro...Em todo o caso, parece que os súbtitos de sua magestade, estão de parabéns. Este artiga pode ser consultado nos fóruns da QRZ...Em anexo incluo PDF com o Bandplan para as apenas 3 classes de amadores de Inglaterra.-------------- próxima parte ----------