ARLA/CLUSTER: Próximo Sábado: CONCURSO CIDADE DE VISEU - ARBA - 2011

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 - 10:55:45 WEST


Regulamento do Concurso VHF / UHF CIDADE DE VISEU -  ARBA - 2011

1) - Objectivos: Promover a actividade nas faixas VHF e UHF do Serviço de Amador, em especial nas bandas de 70 cm e 23 cm. Incentivar a iniciação nos concursos aos Radioamadores principiantes, despertando o interesse competitivo e a respectiva evolução técnica de todos sem excepção. O concurso CIDADE DE VISEU da ARBA faz parte do Campeonato Nacional VHF–UHF.

2) - Período: 24 de Setembro de 2011 das 14H00 às 23H00 UTC.

3) - Âmbito: Internacional. São válidos os contactos com qualquer estação devidamente licenciada.

4) - Categorias: Duas categorias, fixa ou portátil, sendo apenas válida uma única categoria por estação. As estações a operar portátil deverão identificar-se com /P.

5) - Bandas: 2 m, 70 cm e 23 cm nos segmentos recomendados pela IARU Região I.

6) – Modo de emissão: Fonia em SSB (J3E), CW (A1A)

7) - Contactos: A mesma estação só pode ser contactada uma vez por Banda. Só pode ser utilizado um QTH Locator em todas as Bandas, durante todo o concurso. Os contactos efectuados de outra forma que não a de ponto a ponto (Exemplos: Repetidores, Satélites, Echolinks, etc), não são válidos.

8) - Intercâmbio: Deve ser trocado e registado o controle de sinal (RS), seguido de um número sequencial começando por 001 em cada banda e o respectivo QTH Locator completo (exemplo: IN60AG), de ambas as estações. Nota: Não será necessário efectuar durante o contacto o intercâmbio da hora, no entanto é obrigatório o registo no respectivo “LOG” (em UTC – Tempo Universal Coordenado).

9) - Pontuação: Será contabilizado 1 ponto por quilómetro (da distância ponderada entre os respectivos “QTH Locator’s” das duas
estações) por Banda. Será multiplicador cada QTH Locator efectuado (até ao segundo nível do QTH Locator exemplo IM58; IN51). A pontuação será calculada utilizando as seguintes formulas: • Pontuação por
Banda: Pontuação por banda = Pontos(km) x numero de quadriculas • Pontuação Geral = soma das pontuações obtidas em cada Banda Exemplo: • Pontuação geral = (Banda de 2m x nº de quadriculas) + (Banda de 70cm x nº de quadriculas) + (Banda de 23 x nº de quadriculas).

10) - Logs: Deverá ser elaborado um “LOG” (lista de registo de
actividade) por Banda. Só são admitidos “Log’s” apresentados em formato “Cabrillo”.
Não são considerados outros formatos para efeitos de verificação e contabilização. Os “Log’s” devem ser enviados á organização até 15 de Outrubro de 2011 para, geral  ct1arb.com .
No campo assunto do seu mail, deverá escrever “LOG CTXXXX” mais “/p” caso opere na categoria portátil. Deverá ser inscrito no campo de observações um contacto (telefónico ou email) , por forma a permitir o esclarecimento de informação referente aos Log’s. Todas as listas recebidas (Log´s) fora do prazo não serão consideradas.

11) - Verificação de listas: Se um concorrente não enviar o respectivo “Log”, os contactos realizados serão contabilizados, desde que a sua estação figure em pelo menos 3 “Log’s” diferentes. Somente serão classificados os concorrentes que remetam dentro do prazo os respectivos “Log´s”.

12) - Prémios: Serão atribuídos os seguintes prémios não cumulativos, pela ordem abaixo indicada. Cada radioamador apenas terá direito a um prémio, sendo repescados os radioamadores imediatamente posicionados nos lugares inferiores para atribuição dos troféus.

Classificação Geral [Fixa] / [Portátil] – Troféu de 1º Classificado.

Classificação 2m [Fixa] / [Portátil] – Troféu de 1º Classificado.

Classificação 70cm [Fixa] / [Portátil] – Troféu de 1º Classificado.

Classificação 23cm [Fixa] / [Portátil] – Troféu de 1º Classificado.

Classificação Geral [Fixa] / [Portátil] – Diploma de 2º Classificado.

Classificação 2m [Fixa] / [Portátil] – Diploma de 2º Classificado.

Classificação 70cm [Fixa] / [Portátil] – Diploma de 2º Classificado.

Classificação 23cm [Fixa] / [Portátil] – Diploma de 2º Classificado.

Classificação Geral [Fixa] / [Portátil] – Diploma de 3º Classificado.

Classificação 2m [Fixa] / [Portátil] – Diploma de 3º Classificado.

Classificação 70cm [Fixa] / [Portátil] – Diploma de 3º Classificado.

Classificação 23cm [Fixa] / [Portátil] – Diploma de 3º Classificado.

Serão entregues troféus, caso existam pelo menos 5 concorrentes por banda / categoria, doutra forma serão entregues diplomas com as respectivas classificações.

13) - Desclassificações: Serão desclassificados todos os operadores
que: - Proporcionem dados falsos ou erróneos aos restantes concorrentes e à organização. - Somente concedam pontos a determinados concorrentes em prejuízo dos demais. - Não cumpram as normativas legais do Serviço de Amador. - Transgridam qualquer dos pontos do presente regulamento.

14) - Resultados: Serão publicados os resultados provisórios na página da Internet da ARBA (http://www.ct1arb.com), assim como os “Log’s” dos concorrentes, por forma a permitir que sejam apresentadas reclamações que decorram de erros de correcção por parte da organização. O prazo para reclamações é de 5 dias após a publicação dos resultados provisórios. Caso não haja reclamações, transcorrido esse prazo, os resultados serão considerados definitivos. Decorrido o prazo de reclamações, as mesmas serão apresentadas a Júri, ficando durante o período de análise os resultados suspensos.

15) – Entregas de Prémios e Troféus: Os troféus serão entregues durante a Feira Anual da Rádio da ARBA.

16) - Júri: O júri do concurso é constituído pelos radioamadores CT1ASM, CT1EPO e CT2GXU, ao qual é interdita a participação no concurso. O júri é responsável pela resolução dos casos omissos ou de dúvida sobre o presente regulamento, as suas decisões terão em atenção o espírito do concurso. As decisões finais do júri, serão inapeláveis.

17) – Apoio e esclarecimento: Qualquer pedido de apoio e/ou esclarecimento sobre o regulamento, Logs ou outros motivos, deverá ser remetido para geral  ct1arb.com , sendo reencaminhado para a organização.

18) - Notas Finais: A participação no concurso pressupõe a total aceitação do seu regulamento. Os resultados deste concurso vão ser cedidos para o “Campeonato Nacional VHF-UHF 2011”.

Para mais informações visite: www.ct1arb.com 

Fonte: Associação de Radioamadores da Beira Alta.


Mais informações acerca da lista CLUSTER