Re: ARLA/CLUSTER: UM NOVO PASSO NO COMBATE PELA REPOSIÇÃO DA ONDA CURTA!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega Afonso Marques e demais colegas boa tarde

Não vou falar sobre a "2", porque tambem costumo ouvir bastante quando vou
no carro. Sou como o colega!!! A mim irritam-me os QRMs da musica a cordel.
O sossego que muita vez encontro na antena 2, só tem par com o radio
desligado. por isso, o CT1FBF, tem aqui mais um voto contra.
Quanto à sua afirmação que passo a citar:

* "é um facto consumado o seu fecho , que resultou naturalmente de estudos
de audiência / utilidade / oportunidade / interesse actual / economia /
postos de trabalho . E os governantes não serão intrinsecamente burros .".*
*
*
Infelizmente não corresponde à realidade. Estou por dentro do sistema,  e o
unico estudo que foi feito sobre o assunto, foram umas contas mal feitas
para dizer que o CEOC custa 40.000.000 de euros por ano para funcionar, o
que não é nem de longe verdade, pois o custo de exploração do CEOC cifrou-se
em 2010 em cerca de 800.000 euros (muitissimo diferente de 40.000.000) .
Estes numeros foram os que foram apresentados aos Srs governantes que nada
entendem do assunto diga-se em boa verdade....Mais ainda! O dignissimo
presidente da APR ( Associação Portuguesa de Radiodifusão) , proferiu no
principio do ano, esta lastimável afirmação, e passo a citar:
*" Não sei quanto custa, mas deve ser caro manter o centro em
funcionamento!!!.. É dinheiro queimado, pois ninguem ouve a RDPi em onda
curta"*....Fim de citação.

Em primeiro lugar, se não sabe devia estar calado. Em segundo lugar afirmar
que ninguem ouve a onda curta sem saber o que é na realidade a radiodifusão
em onda curta, e sem ter dados concretos de estudos de audiências que nunca
foram feitos, é pura retórica, palavras vãs e sem valor. Fica muito mal a um
"Presidente de uma APR", proferir afirmações infundadas sobre um assunto que
manifestamente desconhece, até como o próprio afirma.
Nunca foi feito qualquer estudo sobre os ouvintes da onda curta, e as
reclamações que chegaram aos milhares ao provedor do ouvinte (escute em
podcast os ultimos 5 programas "em nome do ouvinte") contrariam que a RDPi
em onda curta estava morta.
Quanto aos postos de trabalho não foram muito penalisados porque foram
transferidos para a sede da RTP em Chelas.
Curiosamente, ou talvez não (pode ser um problema meu) tentei aceder aos
programas do provedor agora mesmo, sobre os protestos dos ouvintes de ondas
curtas, e acontece que não estão disponiveis? Porque será?...Ou será um
problema local?
Para mim, faria muito mais sentido venderem aquela "caixa de musica de
cordel" que se chama "antena3", do que terminarem as ondas curtas.
Mas infelizmente, quem manda não quer, e quem quer não manda!!!...Eu queria
, mas os meus direitos são apenas os de pagar a taxa de audiovisuais na
factura da energia e nada mais que isso!
Sei que este assunto não tem muito a ver com radioamadorismo, mas tem com a
radio em si, o que o torna minimamente aceitável nesta lista de discução.

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*