ARLA/CLUSTER: 54º Jamboree no Ar e o 15º Jamboree na Internet nos dias 15 e 16 de Outubro de 2011.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2011 - 18:32:37 WEST


O 54º Jamboree no Ar e o 15º Jamboree na Internet vão realizar-se nos dias 15 e 16 de Outubro de 2011, o tema deste ano proposto pela WOSM (World Organization of the Scout Movement) é: "Paz, Ambiente e Desastres Naturais".

Considerando o tema lançado pela Organização Mundial do Escutismo, coloca-se a questão: 
Estarão os Escuteiros verdadeiramente preparados para auxiliar e ajudar em situações de catástrofes e desastres naturais ?

*******************************************************************************

Aqui deixamos a tradução do documento da Organização Mundial do Jota/Joti, o qual pretende ser uma base de trabalho a explorar para esta actividade, e também um instrumento de reflexão nas questões da segurança e prevenção, tendo em consideração o nosso sentido de serviço aos outros.

O 54º Jamboree no Ar vai realizar-se nos dias 15 e 16 de Outubro de 2011. 

O tema deste ano é: Paz, Ambiente e Desastres Naturais.

Uma actividade excitante que incide sobre a grande força do Escutismo, servir em todas as circunstâncias.

Será que os escuteiros estão verdadeiramente preparados? 
Como é possível a utilização de modernos meios de comunicação a ajudar a salvar vidas? Durante os terramotos e tsunamis que atingiram a Tailândia em Dezembro de 2004, no ano passado no Haiti ou mais recentemente no Japão, os escuteiros têm mostrado que sabem como reagir com rapidez e eficiência. Os Escuteiros são muitas vezes o elemento chave para manter o contacto com profissionais que trabalham no palco de operações, graças à sua determinação e espírito de sacrifício.
Para agir em conformidade a preparação dos jovens é essencial. O confronto com situações difíceis deve ser minuciosamente preparada bem como o reforçar das parcerias existentes com a Autoridade Nacional de Protecção Civil ou outras instituições.

Corpos de bombeiros podem realizar actividades e exercícios de formação nas áreas do ambiente, socorro e identificação de desastres naturais.
 Este ano o Jamboree no Ar está a ser apoiado por especialistas internacionais, tais como: os especialistas da Internacional Amateur Radio Union ( IARU) , o material disponibilizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) e pela ONU para os Refugiados (Agência ACNUR), e ainda por várias equipas de radioamadores especialistas em comunicações de emergência. Os Representantes dessas organizações poderão estar envolvidos no âmbito local ou nacional.

Porque são sempre os escuteiros a agir em primeiro lugar, quando acontece um desastre? 
Os escuteiros são geralmente treinados em primeiros socorros, orientação e têm o material necessário para criar um abrigo temporário, tais como: tendas, material de cozinha, material de construção, material que está sempre preparado para acampamentos de unidade ou de Agrupamento.
 
Contributos para a Actividade ( oportunidades) 
Uma excelente introdução ao tema é o curso de curta duração desenvolvido pela UIT. Altamente recomendado para a preparação do fim-de-semana do JOTA. 
Acede ao curso em: http://tinyurl.com/5svhlmf 
Aqui encontrar o um ficheiro " menu.exe" necessário para o curso. 
 
Envolver os serviços de emergência locais, por exemplo: bombeiros, protecção civil que lidam com emergências em caso de catástrofe, estes poderão estar disponíveis para demonstrar as suas capacidades, ou até apoiar-vos no JOTA. Seria interessante ver o que um grupo de escuteiros pode fazer para a comunidade local e até mesmo para além do fim-de-semana do JOTA. 

Podem encontrar material para preparar este JOTA em:
ITU brochure on emergency communications
 (http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/itu_emcom_brochure)
IARU borchure on amateur radio support for emergency communications (http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/iaru_emcom_brochure )
Radio Amateurs and Scouts to the rescue in Sri Lanka
(http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/sri_lanka_example )
Scouts in action in the USA
(http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/usa_example  )
 
Sugestões para a actividade

Técnicas de rádio
Existem várias possibilidades para as comunicações via rádio em situações de emergência. Dêem uma olhadela no que ACNUR recomenda em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_comms 

Uma explicação sobre a propagação de rádio está disponível em: 
http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_props 
 
Como produzir energia eléctrica?
Necessitamos de energia eléctrica para as nossas comunicações por rádio.
Normalmente, por razões diversas, a energia eléctrica será cortada e não estará disponível.
 Sim, se estiver de alguma forma preparado. 
Poderão encontrar ideias em como produzir energia eléctrica para casos de emergência em:  http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/power 

Improvisação de antenas
Qualquer antena é melhor que nenhuma para transmitir mensagens. Os Escuteiros podem construir uma antena. 
Alguns exemplos são ilustrados no guia da UIT, como podereis ver em: 
http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/antennas 
Devereis contactar ainda o radioamador que colabora convosco no JOTA, pois ele terá certamente algumas ideias sobre o assunto.

Recepção e Retransmissão de Mensagem:
Receber uma mensagem durante uma emergência é um desafio. 
A informação é muitas vezes fragmentada e é transmitida em ambiente caótico. 
A IARU desenvolveu uma minuta de mensagem padrão, podereis obter uma cópia em:
http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/iaru_message_note 
Use o formulário das mensagens disponíveis para instruir seus escuteiros.
Ah, sim, não se pretende utilizar esta via electrónica, é claro, isso é só para a escrita. Para transmitir mensagens em circunstâncias difíceis os operadores de rádio costumam usar códigos.
A lista dos códigos possíveis está disponível aqui (http://tinyurl.com/63ubl4w ) . 
 
Primeiros socorros
A formação de primeiros socorros deve ser feita localmente. 
No entanto, existem entidades que os ministram, nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa, entre outras, onde os escuteiros poderão obter conhecimentos nesta área, e posteriormente fazer uma demonstração durante o JOTA.
 
Abrigo improvisado
Os agrupamentos com o seu material para acampamento são uma mais valia para a criação do primeiro abrigo temporário em situação de emergência. 
Algumas ideias e itens a serem consideradas aquando da criação de abrigos temporários, podem encontrados no Manual da ACNUR  em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/unhcr_camp_set_up 
A construção dum acampamento temporário poderá ser uma parte integrante das actividades do JOTA. 
Podereis ver como é e como funciona um campo de refugiados em:
http://unhcr.org/v-4a2549876 

 
Preparação
Como poderá ser feita a preparação para desastres e situações de emergência?
Podem encontrar um pequeno manual, que os ajudará a preparar, em:
http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/emergency_prepardness 

 
Radioamadorismo 
"Keep it simple" é agora mais importante do que nunca. Coisas simples que frequentemente não entusiasmam os escuteiros são aquelas que na hora da verdade funcionam. 
NBEMS ( Narrow Band Emergêncy Messaging Software)É um protocolo de software, que permite transmitir e receber mensagens digitais através de uma variedade de equipamentos de rádio. Funciona segurando o microfone em frente dos altifalantes do computador. O software, vai exigir alguma preparação prévia para se familiarizar com ele. Poderão fazer o download em:  http://www.w1hkj.com/download.html 
 
Procedimentos de emergência - recomendações da IARU
As comunicações via rádio durante as emergências são organizadas de forma um pouco diferente das comunicações regulares de radioamador. 
Os procedimentos operacionais podem ser encontrados em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/ar_emcom_procedure 

Algumas ideias inspiradoras para um fim de semana do JOTA, podem ser encontradas no manual ARRL para comunicações de emergência, em 
http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/the_54th_jota_2011/amateur_radio_emcom_techniques_arrl 

Alguns países têm um Coordenador (rádio amador) de emergência. Eles também podem apontar-lhe recursos adicionais na sua área. Encontre o coordenador do seu país aqui (http://tinyurl.com/6zy38y6  ) . (Em PORTUGAL: Carlos Nora, CT1END - Coordenador de Emergência das Comunicações - Portugal)
  
Outras sugestões de actividades 
Podem encontrar na lista alguns exemplos de actividades possíveis.

A história continua - Leiam-no para a estação com quem estão em contacto. Se receberem essa história pelo rádio de um outro agrupamento será interessante menciona-la no vosso relatório para que consigamos fazer uma história nacional. Esta actividade também é muito bem adaptado para contactos RTTY (telex) e PSK.

A situação global do tempo - Peçam aos escuteiros com quem contactam, para lhes dar o estado do tempo local. Indiquem essa informação no mapa para a área onde eles estão sediados. No fim do JOTA terão uma visão global do tempo.

Determinar a distância de cada contacto via rádio que fazem e adicioná-los todos. Será que conseguem alcançar. Façam um desenho simples. Será que eles o conseguem fazer e dizer o que é?

Antena - Eles podem construir uma "super antena", usando a sua imaginação. Depois pedir ao radioamador que tente fazer um contacto utilizando-a. Será que funciona?

Língua - Saber como se diz escuteiro em pelo menos dez línguas diferentes e fazer uma lista.

Canção - Tentem encontrar alguns escuteiros no rádio do país donde a música é oriunda. Cantem a essa canção e ver se eles podem cantá-la convosco.

Jogar o JAMPUZ, um jogo de bingo JOTA/JOTI:
Obtenham vosso próprio número JID registando o vosso agrupamento na base de dados JOTA-JOTI em www.jotajoti.org .
Façam isso, de preferência, durante o mês de Setembro Anotem o número de JID que recebem na altura, e façam o download do formulário de bingo.
Fazer o download e imprimir o cartão do bingo .
Peçam a cada estação contactada o seu número JID.
Se esse número corresponde a um número no vosso cartão de Bingo, marquem-no. Bingo!

Além disto podem encontrar mais informações sobre o JOTA, tais como:
Ideia de como fazer uma antena "papagaio"
Várias ideias emocionantes de como fazer a "caça á raposa"
Jogos em código Morse
etc,.em: http://www.scout.org/en/information_events/events/jota/radio_scouting_library 

Agora resta-nos desejar-vos um bom JOTA, esperar que se divirtam e que nos dêem noticias das vossas actividades.

Boa caça Boa pesca.


Fonte: Corpo Nacional de Escutas - 54º Jamboree no Ar e o 15º Jamboree na Internet.




Mais informações acerca da lista CLUSTER