RE: ARLA/CLUSTER: História dos Repetidores de São Mamede

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com
Segunda-Feira, 31 de Outubro de 2011 - 20:55:55 WET

Obrigado e parabéns ao colega CT2GPZ, por todo o esforço dispendido em prol
dos Radioamadores.
Assim, sim, a historia dos repetidores da Serra de S. Mamede ficou clara
para todos, esperamos que em breve tudo volte à normalidade.

Cumprimentos e um bém haja a todos os amadores do Alto Alentejo e dos nossos
colegas Eco Alfa.

73.
CT1AXZ
Manuel Jesus

  _____

De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de ct2gpz  clix.pt
Enviada: sábado, 29 de Outubro de 2011 8:58
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: História dos Repetidores de São Mamede

História dos Repetidores de São Mamede.

Antes de mais os meus mais cordiais cumprimentos a todos os colegas e Amigos
que me conhecem.
Para aqueles que não me conhecem, o meu nome é Jaime Pinheiro e sou operador
da estação de amador CT2GPZ e venho tornar pública a história dos
repetidores de São Mamede, dos quais sou seu responsável técnico à já 6 anos
e os motivos pelos quais tive de os desligar.

No inicio do ano de 2005, ficou acordado com a antiga direcção da Associação
de Radioamadores do Ribatejo - ARR, sendo na altura seu Presidente o colega
João Coelho - CT1BWU,  a alteração do seu responsável técnico, o nosso
colega Joaquim Oliveira - CT1DZK , que por motivos profissionais teve de
deixar o distrito onde residia. Assim sendo, este teve de entregar a
manutenção e reparação a algum colega mais próximo, com alguma possível
disponibilidade e conhecimentos para que os repetidores continuassem em
funcionamento; tendo eu me prontificando, na sua ausência a tomar a
responsabilidade dos mesmos, assim como auxiliado por mais um pequeno grupo
de colegas, activos nessa altura, no distrito de Portalegre.

Desta forma com o meu compromisso e mais do nosso pequeno grupo ibérico,
teríamos de tentar resolver uma premente questão fundamental adiada
demasiadas vezes;  os repetidores por estarem dentro das instalações da RR
(Grupo Renascença) chegavam a estar desligados quase meio ano, pois era
obrigatório levantar e entregar a chave da estação em Muge, Salvaterra de
Magos, para assim se efectuar quaisquer pequenas ou grandes reparações ou
alterações dos mesmos em caso de avaria. Existindo sócios nesta altura com o
pagamento de quotas em dia, verificava-se que ao haver problemas no local,
ou por falta de disponibilidade pessoal dos associados em Portalegre ou de
alguém da Associação de Radioamadores do Ribatejo de nos poder auxiliar na
deslocação e entrega, preferencialmente no mesmo dia,  com a dita chave, as
coisas iam ficando adiadas e a degradarem-se meses a fio.

Como se pode imaginar esta situação era quase impossível de manter, sendo de
difícil gestão, o que carretava gravíssimos inconvenientes em termos de
tempo gasto e de elevados custos pessoais e financeiros  incomportáveis,
para todos, a começar pelos sócios no distrito de Portalegre e mesmo para a
"nossa" Associação.  Havia que encontrar uma solução, mesmo que com elevados
custos iniciais. Com os nossos conhecimento locais, foi possível contactar
um grupo de vários donos de terrenos circundantes, tendo-se chegado à
conclusão que existia um, a cerca de 100m das instalações da RR, no qual, os
proprietários do terreno prontificaram-se a assinar os documentos
necessários para que alguma associação de radioamadores pudesse recuperar ai
uma pequena barraca já existente mas muito degradada e instalar ai
equipamentos sem que para isso tivéssemos de pagar alguma renda em troca.

Em Março de 2005, as antenas dos  repetidores ainda instaladas na RR foram
substituídas, as mesma eram duas X510 que por motivo dos temporais sentidos
no alto da serra, tinham metido água à muito tempo que por sua vez  passou
para dentro das baixadas existentes. Estas baixadas e as antenas estavam
totalmente irrecuperáveis tendo sido tudo substituído por cabos coaxiais de
baixas perdas H100 e antenas X200, material este cedido graciosamente pelo
nosso colega José Gazallo, EA4VD comprando eu os conectores e os novos
dúplex. Este trabalho foi  executado por nós, conjuntamente pelos colegas
Manuel Caldeira - CT2GKF e Tiago Realinho - CT2HFE, na presença e sob
supervisão do colega Joaquim Oliveira - CT1DZK, para assim se poder mover os
cabos dentro das instalações da RR. Estes repetidores já estavam a
"trabalhar" nesta lamentável situação à quase 1 ano, sendo perceptível tanto
nas más condições de emissão como de recepção, ao desmontar demos com as
fichas exteriores cheias de água.

Continuando com a história, a 20 de Maio de 2005 o nosso grupo recuperou
totalmente a barraca, construíram-se as fundações e instalou-se uma torre
auto-suportada contruida por nós e compraram-se antenas novas, baixadas e
duplex, sem nada pedir à nossa Associação de Radioamadores do Ribatejo -
ARR, pois  a associação na altura tinha só uma pequena X50 que pode fornecer
para ser instalada na nova torre com 21 metros. Todos os elevados custos da
reabilitação da barraca e torre foram suportados por mim Jaime Pinheiro -
CT2GPZ, pelo meu pai Fernando Pinheiro - CT2GAY, Tiago Realinho - CT2HFE,
José Gazallo - EA4VD, Manuel Caldeira - CT2GKF, Jorge- EB4EXX e seu pai.
Temos feito muitíssimo pelos repetidores de São Mamede sem nada pedir em
troca, mantendo em minha posse todas as facturas de material comprado para a
criação deste local.

Tivemos muitos  problemas para requerer à EDP a energia para a dita "casa",
fomos obrigados por eles a meter o projecto de uma nova baixada desde a
saída do PT até as novas instalações, tendo que pagar inclusive mais 2
postes de cimento armado para se poder passar o cabo de energia. Mais uma
vez e sem pedir nada à nossa ARR fui capaz de angariar Donativos dos colegas
EB4EXX ,EA4VD, EA4SR, EA4DZD, CT2GAY, CT2FXM, CT2FXU, CT2FZQ, CT2HFE,
CT1FZC, CT1BSC, CT1CUJ, CT2GKS, CT1BAI, EB4EBM no montante de  880 euros
para cobrir a factura exigida pela EDP para a instalação da nova baixada que
orçou em 832 euros. Depois de esta situação resolvida e ao dar por terminada
a "casa", fazendo as contas, só em materiais de construção gastamos perto de
400 euros, tendo ali empregue muitos e muitos dias de mão de obra
completamente gratuita.

No inicio de Julho, depois das novas antenas estarem instaladas na nossa
"casa" foram retirados definitivamente os repetidores das instalações da RR,
assim como os cabos e alimentações, sendo possível colocar em funcionamento
os repetidores de VHF e UHF no seu novo local, com um grupo de baterias de
200 Amperes em caso de corte de luz. O contador da EDP esteve provisório
durante algum tempo, e aqui vinha mais uma etapa complicada de passar, tinha
de ser feita a instalação interior da casa por uma empresa certificada, para
que a Certiel desse aprovação da mesma,  para ai ser instalado o contador
definitivo. Então e  mais uma vez sem nada pedirmos à nossa associação ARR,
foi feita a instalação como deve de ser e pediu-se a certificação que custou
na ordem de 200 euros.

Depois de tudo isto que vos apresentei, foi aumentando o número de
equipamentos instalados e infelizmente diminuindo o grupo local de colegas
que apoiavam toda esta estrutura já criada; uns não tinham posses para poder
continuar a ajudar, outros tinham acabado de casar, outros simplesmente já
nem ligavam o rádio e assim foi passando as ajudas para o pagamento da
energia eléctrica à EDP, durante quase estes 6 anos suportei sozinho o
pagamento das facturas e fazendo contas ficou em mais de 4700 euros.

Algum tempo depois ainda e com o nosso colega João Coelho - CT1BWU à frente
da ARR o D-Star chegou ao Alentejo e cá tinha mais uma etapa para consegui
passar.

Mais uma vez, sem nada pedir a ARR, consegui angariar mais de 325 euros para
os links de 5Ghz enviarem os sinais da internet para a serra de São Mamede a
partir da minha casa em Portalegre, passando por um cabeço ao lado até ir ao
ponto mais alto da serra, desta forma foram comprados 2 APS e 2 clientes mas
infelizmente e muito embora os meus apelos desta vez o dinheiro não chegou
metendo eu o restante. Donativos de: CT1BBP, CT2IMT, EA4EUY, EA4ZM, CT2JPJ e
CT1FBF.

Um mês depois de instalado,  e de um aturado esforço para o pôr a trabalhar
devidamente,  o repetidor D-STAR da ARR foi retirado do local, por motivos
certamente de força maior, penso que  a ARR tinha na altura outras
alternativas onde o colocar mas até hoje não temos sinal dele. Aguardei que
alguma associação se prontifica-se a instalar no local uma outra máquina
idêntica, e assim apareceu a Rede dos Emissores Portugueses - REP que tem
dado bastante apoio até hoje. Foram comprados novos Links da internet e
instalados com sucesso fazendo trabalhar o D-Star e o 1º Repetidor
Multimédia montado por mim não Alto Alentejo, tudo a trabalhar em perfeitas
condições.

No dia 10 de Janeiro de 2010 e com o violentíssimo temporal que se fazia
sentir naquele dia, desloquei-me à serra para verificar se estava tudo em
ordem com a torre auto suportada construída por nós, reparei que os
parafusos da base que suportavam a torre triangular de 19mm estavam
completamente desapertados devido á forte trepidação, tudo foi fixado às 0h
da noite para que a mesma não viesse parar ao chão, mas infelizmente na
noite seguinte o vento de norte foi muito forte e aconteceu o pior. Eram já
0h30, do dia 12,  quando os repetidores deixaram de "dizer nada",
rapidamente subi à serra imaginando o pior e deparei-me com um pesadelo; as
antenas estavam todas partidas, os cabos arrancados,  a iluminação aérea
tinha desaparecido, a torre tinha por fim colapsado por completo. Neste dia
eram 2 da manhã com 2 graus positivos e estava eu sozinho e totalmente
encharcado a desmontar tudo, tentando aproveitar ao máximo o material ainda
existente.

Mais uma vez tive de travar mais uma dura batalha, contactos e mais
contactos, horas a pensar que fazer á vida para tentar arranjar uma
alternativa; consegui 2 alternativas. Uma delas, 1 torre para desmontar
cedida pela ARR, mas infelizmente voluntários para ajudar zero, outra que
apareceu recuperada vinda de uma empresa que faliu e aproveitei, pois por
menos de 3000 euros, ficamos com uma torre praticamente nova com 40 metros
de altura.

A partir daqui não posso fazer mais,  pois no tempo em que estamos, quando
os gastos tem de ser minimizados, fiz tudo por tudo para que o
Radioamadorismo fosse em frente no Alentejo e acho que cumpri bastante bem
com a minha dedicação técnica; em toda esta estrutura criada, reparando as
avarias dos repartidores da associação sem nada levar em troca, dei tudo de
mim para que no Alentejo profundo, a Serra de São Mamede ilumina-se todos os
rádio amadores ibéricos.

O que mais me custa é que eu Jaime Pinheiro - CT2GPZ e o CT2GAY meu pai,
conjuntamente com o José - EA4VD, tenhamos ficamos sócios honorários da ARR
devido à manutenção de esta estrutura e tudo isso passou a história com a
nova direcção presidida pelo colega Vítor Gomes - CT1BYK, assim como a
promessa de ser entregue alguns dinheiros das quotas de sócios daqui da zona
para ajuda do pagamento da energia à EDP e para possível instalação de um
repetidor de TVA, mas até hoje esse dinheiro nunca chegou.

Espero que todos os Radioamadores portugueses e não só, compreendam esta
triste situação e aqui fica a História dos repetidores de Sâo Mamede que
neste momento aguardam por novas licenças e alteração de fornecimento de
energia eléctrica. Tudo farei para que tudo isto um dia volte a ficar no ar.

Obrigado. CT2GPZ