ARLA/CLUSTER: Como se promovem estudos de audiencia em Portugal.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 25 de Outubro de 2011 - 18:46:35 WEST


Efectivamente nos “tempos actuais, as mudanças são constantes e por vezes brutais em todos os campos,†por isso exigisse mais do que nunca, ponderação, seriedade e especialmente verdade na fundamentação da argumentação utilizada.

Infelizmente nesta história, o que mais tem faltado é verdade na argumentação utlizada. Não vale aqui a pena rebater o sr. Ministro Miguel Relvas quando este fala ( sem saber aquilo que diz)  sobre “tecnologia obsoletaâ€,  quando todo o parque de emissores foi  renovado em 2005, nem sequer,  quando confunde um emissor parado durante 6 semanas, com uma paragem de todo o centro emissor durante 3 meses.

Quanto ao o Sr. Presidente do Conselho de administração da RTP, Exmo. Sr. Dr. Guilherme Costa, nem sequer vou tentar me pronunciar mais, para não ser deselegante.

Quanto à Deutsche Welle, apesar de encerrar os seus centros emissores de Tricomalee e Sines não vai suspender ou encerrar a onda curta, antes vai continuar as suas transmissões a partir do seu próprio centro emissor de Kigali, no Ruanda de onde vai efectuar 53 emissões.  As restantes 14 emissões serão pagas e realizadas por outros a partir das seguintes estações: DHA - Dhabayya (Emiratos Ãrabes Unidos) - 5 emissões; SNG - Kranji (Singapura) - 4 emissões; RMP - Rampisham (Grã Bretanha) - 2 emissões; ASC - Ascenção - 1 emissão; MDC - Madagascar - 1 emissão; WOF - Woofferton (Grã Bretanha) - 1 emissão, perfazendo mais de 364h de emissão por semana; conforme mapa que  apresentou à HFCC nos requerimentos para as emissões em OC para o período que terá início a 30 de Outubro de 2011..


73

João Costa (CT1FBF)


De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Afonso Marques
Enviada: terça-feira, 25 de Outubro de 2011 17:28
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Como se promovem estudos de audiencia em Portugal.


De facto é pedagógico ouvir o presidente do conselho de administração da RTP , porque, do meu ponto de vista , esclarece algumas posições pré-concebidas . É relevante, entre outros, o facto citado de , quando há uns tempos , por roubo de material ( cobre de antenas ?  De transformadores ? ), as emissões de O.C.  para Ãfrica, estiveram sem funcionar meses , e não ter havido, segundo ele, uma única reclamação dos ouvintes ou outras entidades .

Sejamos pois objectivos e sem preconceitos formados. Vejam que até a poderosa e até aqui exemplar, Deutche Welle ( e outras) seguiu o mesmo caminho , deixando infelizmente , penso eu , os seus colaboradores numa posição pouco confortável , não só no ponto de vista material , mas moral , face à sua  dedicação e empenho ao longo de muitos anos .

Compenetremo-nos  que nos tempos actuais, as mudanças são constantes e por vezes brutais em todos os campos .



73



CT1RH







-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: terça-feira, 25 de Outubro de 2011 11:08
Para: Cluster-ARLA
Cc: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com
Assunto: ARLA/CLUSTER: Como se promovem estudos de audiencia em Portugal.



Caros colegas,



Estes tempos que atravessamos são verdadeiramente “espectacularesâ€.



Na audição que o Sr. Presidente do Concelho de administração da RTP, Exmo. Sr. Dr. Guilherme Costa, deu à Comissão de Ética, Cidadania e Comunicação da Assembleia da República do Parlamento português, ficamos a saber que uma das mais baratas formas de se fazer um, quiçá, "rigoroso estudo de audiência" às emissões da Rádio Difusão Portuguesa Internacional em Onda Curta, é pasme-se, suspender as emissões durante seis meses, e posteriormente segundo as reacções dos ex-ouvintes ponderar se valerá a pena reactivar o centro emissor de Pegões ou encerra-lo definitivamente.



Só mesmo deste autentico e inigualável, Génio da Gestão, era possível tão brilhante  decisão.



Aliás, esta forma de proceder deveria de imediato ser ensinadas nas melhores escolas de gestão por esse mundo fora e ser aplicada a todo e qualquer serviço publico. Por exemplo, quando uma empresa publica de distribuição de água  tenha duvidas  sobre o numero real de consumidores, então suspenda-se o fornecimento de água durante pelo menos seis meses e depois consoante o numero de reclamações pondere-se se valerá a pena reactivar o sistema.



Podem aprender muito, escutando a "brilhante" intervenção do Sr.

Presidente do CA da Rádio e Televisão de Portugal, Dr. Guilherme Costa, onde são abordados mais alguns aspectos relevantes da audição parlamentar em que foi debatida a suspensão das emissões em Onda Curta da RDP I, em: http://mp3.rtp.pt/mp3/wavrss/at1/1594822_99441-1110191302.mp3



João Costa (CT1FBF)


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20111025/bdeb33d4/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER