ARLA/CLUSTER: AVHFC, propagação e ética

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2011 - 14:38:00 WEST


AVHFC, propagação e ética
    Enviado por: "Luiz Tresso" py2oc  yahoo.com.br py2oc
    Data: Qui, 20 de Out de 2011 11:31 am

Olá pessoal!!!

Estamos na véspera de uns dos concursos mais esperados de todos os tempos no Brasil, devido as excelentes condições de propagação que temos presenciado nos últimos dias.

Os 50MHz nos proporcionando aberturas para diversos locais, o pessoal do sul trabalhando FM, KP2 e KP4 em 144MHz e incríveis escutas em FM BC de estacões do Caribe e África. A propagação poderá nos brindar com surpresas muito agradáveis e por outro, lado também pode nos trazer desastres.

Então, neste concurso NÂO utilizem de forma alguma as QRG de chamada. Eu gostaria de sugerir que em 50MHz, sejam utilizadas as QRG acima de 50.160, pois aumentou muito o numero de estacões presentes na faixa devido a propagação para diversos lugares ao mesmo tempo. Além disso, há expedições e outras figurinhas que não participarão do concurso, mas estarão presentes na faixa procurando por DX.

Em 144MHz há bastante espectro livre o que nos da folga para trabalhar sem se "acotovelar" pela faixa. Lembrem-se disso!

Antes de chamar insistentemente, ouça. Vire a antena e poderá descobrir que naquela frequência há uma estacão ainda não trabalhada.

Cuidado para não interferirem e sofrerem interferências de quem apenas procura por DX. Tenho certeza de que será um excelente concurso, com muitas agradáveis surpresas se formos coerentes e colocarmos a ética e o bom senso em primeiro plano.

Nos encontramos no concurso!


73 de PY2OC, Luiz

GG66OT

JaPY DX Group
http://www.japydx.org
Jundiai, SP

Regulamento do concurso em: http://www.avhfc.com/rules/avhfc_pp.pdf
Anuncie a sua presença em: http://www.avhfc.com/?p=360
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20111021/7059012a/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER