ARLA/CLUSTER: Spiral Counterpoise (FWD)

Carlos Fonseca - CT1GFQ ct1gfqgrupos gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2011 - 09:54:33 WEST

If you really want to make it small...
http://www.n0lx.com/spiral.html

Chuck
N0PRZ

__._,_.___
*********************************************************************************************************************************************************************
Traduzido no Google....

NØLX
Espiral de cobre Foil como contrapeso
Teste para ver se uma pequena bobina pode fornecer um terreno RF eficaz
sem a necessidade de contrapeso adicional ou radiais
22 de julho de 2008

Olhando para cima do nível do solo

Curiosidade levar-me recentemente para tentar usando espiral-coils como sistemas de ultra-portáteis chão para antenas 1/4-wave (veja teste anterior com 9 polegadas e 7 polegadas bobinas). Eu tinha três objetivos em mente:
1. Para ver se eu poderia efetivamente executado a 40 metros da minha kayak mar .
2. Para determinar se flat bobinas, espiral poderia ser usado em condições portátil para eliminar a necessidade de múltiplos radiais.
3. Para testar se uma pequena bobina pode substituir o contrapeso arrastando usado por muitos HFpack membros com pedestres configurações móveis.

Enrolamentos original para 17 metros com 14,9 metros de película. Eventualmente, eu vou cortar a folha de plástico que prende a bobina.

Para simular uma configuração de mochila, a bobina fica 64 "acima do solo em uma prateleira improvisada. Um adaptador de banana-to-BNC junta-se a antena, bobina e cabo coaxial. Eu também perfurou um buraco no centro da bobina e montou um jack de banana para o cabo de alimentação chão. Tanto a antena eo cabo de alimentação da bobina são feitos de # 22 ga. fio flexível. O fio de alimentação da bobina é de 14 centímetros de comprimento. O fio da antena (13 metros para 17 metros e 16,5 metros para 20 metros) é suportados por uma vara de pesca 20 'Cabelas sobre uma base de PVC.

Mas isso funciona?

Eu sintonizados em torno de 17 metros para 20 minutos e não ouvi nada! Todos os meus CQS ficou sem resposta. Comecei a me perguntar se o projeto foi destinado para a caixa de lixo eletrônico. Mas eu estava determinado a fazer um contato, então eu mudei para a antena de fio 20 metros e acrescentou mais foil ali mesmo no jardim da frente e prepararam para a nova banda. Vinte era barulhento neste local, que vão desde a S6 S7, e profundo QSB foi predominante na maioria dos sinais. Mesmo assim, fiz quatro contatos agradável.

Aqui é diário de bordo da noite de terça-feira 22 de julho, 2008 (23 de Julho UTC):

Ouça a gravação de MP3 do meu contato 13 minutos com Nick, N7DCL, no norte de Utah .

Eu decidi gravar o QSO passado, com um MP3 iRiver leitor / gravador colocado ao lado do rádio, como uma forma de documentar o quão bem sucedida a experiência estava indo. Nota: os primeiros 20 segundos tem Nick assinar com seu contato anterior.

No meu primeiro QSO com KE4HGN, Victor descreveu sua antena dipolo como um fã de 45 pés, mas apenas um pé acima de um telhado de metal e disse que agiu mais como um NVIS. Ele ainda saiu muito bem e me deu um relatório decente nas circunstâncias.

20 metros em espiral

A configuração usual quintal da frente. A bobina fina podem ser vistos com nível de arbustos do outro lado da rua.

Bobina acabados para 17 metros contendo 14,9 pés de folha de cobre gravada a uma folha de acrílico.

Folha é de 3 / 16 "de cobre auto-adesivos comprados em Lobby Hobby por US $ 4,99.

Aqui é a espiral original 17m construída em um 1 / 16 "folha de acrílico transparente. Papel gráfico é colado na traseira de uma guia de layout. O espaçamento entre linhas variou um pouco, mas é de aproximadamente 1 / 8" na maioria das voltas. Testes anteriores indicou a necessidade de uma bobina com algo mais do que um comprimento de onda trimestre de fio em um plano de terra em espiral, então eu comecei com 15,5 metros de folha de cobre - alumínio o suficiente para cortar por 17 metros. Depois de descascar uma polegada em um momento, achei um bom jogo de 14,9 pés. A bobina final para 17 e 20 metros contém 18,9 pés de alumínio. Esperando para fazer uma bobina de multi-banda, deixei um espaço entre o final 17 metros e 20 metros de enrolamento início e preencheu a lacuna com um pequeno pedaço de folha de cobre.

Notas e observações:
Este projeto será elevado-espiral-contrapeso, eventualmente, substituir a necessidade de radiais? Basta pensar: Não há mais tropeçar em fios uns dos outros no Dia de Campo. Não mais ter pack-cabras munch em seu contrapeso enquanto você está ocupado batendo em latão ( N0TU de referência específicos para HI). Há ainda mais testes a ser feito, mas acredito que a bobina, pequeno apartamento faz um sistema eficaz e solo compacto para um sistema de antena vertical. Claro, apenas os testes em tempo real A / B vai mostrar como ela empilha até um sistema padrão radial, mas dadas as condições atuais da banda, é difícil para se queixar sobre o recebimento de 57 e 59 + relatórios de execução 5 watts!

Com base nas duas bandas testado, parece uma fórmula aproximada podem ser extrapolados para determinar a quantidade de folhas a necessidade de qualquer banda de dados:
Comprimento = 270 / Freq. Claro, eu usei um fio de 14 "a par da bobina para o cabo coaxial, e que podem afetar os resultados. Além disso, eu usei uma largura específica da folha, junto com um espaçamento específico e acrescentou mais comprimento do que eu precisava para começar. My MFJ antena analisador faz o trabalho de poda e ajuste muito mais fácil.

A largura de banda 02:01 em 20 metros medidos 14,050-14,300 ou 250 KHz.
Antes de transmitir, eu documentei as leituras analisador: No 14.225MHz, R = 48, X = 8, e SWR = 1,1:1

Várias questões surgiram enquanto eu trabalhava neste projeto:
1. Seria um espaçamento maior da folha de cobre dar uma melhor largura de banda como Bill Petlowany sugeriu em seu artigo Rádio Mundial ?
(Meu objetivo era apenas para produzir um design compacto.)

2. Seria um enrolamento não indutiva serpentina, como os usados ​​por Monty Northrup, N5ESE , para dipolos encurtados, produzem resultados semelhantes?

3. Como SWR variar em diferentes alturas acima do solo?

4. Como um side-by-side Um teste A / B comparar com um contrapeso, único arrastando?

5. Seria uma espessa espiral stand up - ou até mesmo o trabalho - em alta potência?

O ponto é que ele funciona - pelo menos para a minha satisfação.

Talvez eu devesse chamá-lo de ESP sistema de aterramento (P E levated S piral "oise). . . . Talvez.

73,

Jake, NØLX