Re: ARLA/CLUSTER: BBC acaba com emissões em Onda Longa e reduz em Onda Media

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 7 de Outubro de 2011 - 13:27:07 WEST

Miguel
O mundo está a mudar para pior. Essa é a verdade. Mas a decadência das ondas
médias, longas e curtas especialmente no ocidente, são fruto dos tempos e
dos moldes em que se faz hoje rádio. O rádio de hoje não é mais uma fonte de
conteudos vocacionados para o ouvinte que gosta realmente de escutar rádio.
Os conteudos tambem mudaram e para pior...Muito pior. Hoje os conteudos já
não têm aquele carisma do toque humano, São conteudos de produção massiva,
normalmente produzidos por empresas em regime de outsourcing, sem qualquer
ligação ao mundo real. Os ouvintes, cada vez menos interactivos com a rádio
em tempo real, foram apagados do mundo da radiodifusão. Hoje em dia, o que
interessa é "vender" ideias...fazer passar uma mensagem que traga lucros. O
conforto, a instrução , a informação, a utilidade do conteudo para com o
ouvinte são coisas do passado. Aliás é esse o segredo do sucesso da Radio
China Internacional. É que esta emissora internacional chinesa, faz
programas para os ouvintes, e fala deles e das zonas onde eles estão
inseridos...Fala dos problemas reais das pessoas (com informação mais ou
menos tendenciosa, mas isso é outra questão) , fala do que as pessoas gostam
de ouvir...Lê cartas recebidas de ouvintes...Manda lembranças...Tudo ao
estilo de uma BBC World Service de outrora, pois a BBC WS de agora é apenas
mais uma emissora moribunda que vai acabar num vulgar endereço da net, sem
qualquer valor e sem ouvintes, seguindo o caminho das que escolheram a net
para difundir. Hoje, ao escutar-mos emissoras internacionais do ocidente, a
"conversa" é invariávelmente em volta da Sra Merkel, do sr Barack Obama, da
crise na Europa, da divida suberana etc etc etc!!! Coisas que 80% da
população mundial não entende, nem está interessada em ouvir falar, Muito
raramente se escuta falar desses assuntos nas emissões da RCI...Por isso
marca a diferença. Quem matou a radio tradicional (no ocidente) foram os
produtores de conteudos e não foi o tempo nem a internet.

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*