ARLA/CLUSTER: Actividades astronómicas para amanhã.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 7 de Outubro de 2011 - 12:52:30 WEST


Amanhã, sábado dia 8 de Outubro, o dia no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, será muito movimentado em termos de actividades do NUCLIO.

Assim, às 15h temos a sessão inaugural do "GTTP  Portugal", um projecto de formação de professores que no ano passado "usava" o nome de Universe Quest. Se é professor e quer fazer algo de diferente na sua escola durante este ano lectivo apareça!!
Mais informação em:
http://www.nuclio.pt/projectos/000105.html 

A partir das 19h, vamos tentar verificar quão espectacular será este ano as "Dracónidas", a chuva de meteoros periódica que terá o seu pico de actividade previsto entre as 17h e 22h.
Mais informação em:
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=784 

Com início às 21h30, será a vez da "Astronomia em Crescente". Esta actividade mensal do NUCLIO é constituída por uma palestra, este mês com o título "Neptuno, o Perturbador", seguida por uma sessão de observação nocturna, se as condições atmosféricas o permitirem.
Mais informação em:
http://www.nuclio.pt/projectos/000104.html

A sessão de observação nocturna incluída na "Astronomia em Crescente" é integrada no projecto "Internacional Observe the Moon Night". Existem muitas sessões de observação integradas neste projecto, espalhadas pelo mundo inteiro. Assim, se não morar perto de Lisboa e não quiser/puder participar no evento com o NUCLIO, pode procurar um outro evento próximo de si... 
Veja em:
http://observethemoonnight.org/ 

Até breve! 
--------------------

Novas missões espaciais da ESA
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=780
No âmbito do programa Cosmic Vision (Visão Cósmica, um ambicioso plano para procurar respostas a quatro perguntas fundamentais), a ESA seleccionou e vai levar a cabo duas novas missões de categoria "média", que serão lançadas em 2017 e 2019.


Dracónidas, a Lua, Júpiter e Neptuno do Dia Internacional de Observação da Lua
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=784


Dia 8 de Outubro é o Dia Internacional de Observação da Lua (International Observe the Moon Night). A equipa que coordena este evento a nível mundial é constituída por cientistas, educadores, organizações não governamentais, etc. O evento pretende usar o fascínio da Lua para motivar o interesse e despertar curiosidade dos participantes acerca do nosso satélite.

 Em 2011, a data escolhida para este evento será coroada por outro fenómeno celeste, as dracónidas. Essa "chuva de estrelas" decorre todos os anos nesta mesma época. Alguns estudos publicados antevêem que a Terra se cruzará com alguns rastos de poeiras produzidos pelo cometa 21P/Giacobini-Zinner durante as suas passagens no final do século XIX e princípios do século XX e ao que tudo indica, em 2011, o fenómeno será mais pronunciado.



Obrigado
newsletter  portaldoastronomo.org




Mais informações acerca da lista CLUSTER