ARLA/CLUSTER: W2RE: Erro Honesto

Segunda-Feira, 3 de Outubro de 2011 - 12:41:47 WEST

W2RE: Erro Honesto

Pela primeira vez uma estação norte americana foi punida pelo Comité de Concursos da CQWW com um Cartão Amarelo por ter mais de um sinal no ar na mesma banda durante a competição em 2010. Segundo o líder do grupo, W2RE, "não houve trapaça, foi um erro honesto". A estação W2RE, operada por W2RE, WW2DX e AB3CX, na categoria Mult-Op Single-TX (M/S), foi punida com um Cartão Amarelo por ter mais de um sinal na mesma banda ao mesmo tempo durante o CQWW CW Contest 2010.

Os operadores foram contactados pelo editor do site Radio-Sport para lhes dar a oportunidade de contarem a sua versão  dos factos. Eles pediram para reproduzir o texto abaixo (tradução livre do original):

Eu fui um dos integrantes da operação e quero que você saiba que este (cartão amarelo) aconteceu por causa de um erro honesto - não porque nós estivéssemos trapaceando.

No momento que fomos notificados da descoberta pelo comité do concurso, nós imediatamente nos dirigimos durante 2 horas para o QTH da estação de concurso para investigar o problema. O que nós descobrimos foi uma falha no desenho da estação. Nós descobrimos que o bloqueio de transmissão fornecido pela rede do N1MM Logger estava funcionando correctamente, mas a chave iâmbica(chave de morse) que estava ligada ao segundo rádio permitia ignorar o bloqueio do N1MMLoger. Em qualquer momento que o operador accionava a chave iâmbica manualmente, possivelmente para pedir para repetir ou reenviar uma informação a uma velocidade mais baixa, ocorria a falha no sistema e dois sinais eram transmitidos.

Como nós somos pessoas honestas, aqui no Sudoeste de Nova York, imediatamente escrevemos para o Randy K5ZD e pedimos que nosso Score de 21,5 milhões do CQ WPX SSB fosse reclassificado para Check Log - pois achamos possível que naquele concurso a mesma situação pode ter ocorrido também ao usarmos o "foot switch".

Este pedido foi feito e, dolorosamente, teremos que perder o primeiro lugar na categoria M/S., nós sentimos que a nossa integridade era mais importante que um score vencedor no final, e também estamos atormentados por uma falha no "interlock".

Eu estou escrevendo para você hoje, na esperança de que será gentil a ponto de adicionar uma barra lateral num seu artigo - para explicar o que nos aconteceu no CQWW CW 2010 e o que nós fizemos subsequentemente ao ocorrido. Nós estamos trabalhando agora para remediar e tornar o nosso sistema de "interlock" à prova de balas para o CQWW SSB 2011. Estamos confiantes que este erro honesto nunca mais se repetirá. Nós buscamos com afinco competir 100% dentro das regras no grupo W2RE e eu quero que a comunidade concursista conheça todos os fatos que levaram à nossa punição.

Basicamente, nós não estávamos trapaceando - isto foi um erro honesto -  nós pedimos desculpas para todos os nossos amigos pelo ocorrido - e estamos fazendo algo sobre isso.

Nós pedimos que, em prol da justiça, que você inclua esta carta no seu website.

Muito obrigado e 73,
Lee WW2DX e o Grupo de W2RE

Fonte: www.radio-sport.net

Tradução principal de Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DX Brasil e adaptado a Portugal por João Costa (CT1FBF)