RE: ARLA/CLUSTER: Sobre o 54º Jamboree do ar

ct1ewa ct1ewa gmail.com
Domingo, 2 de Outubro de 2011 - 23:46:54 WEST

Boa noite colega José Araújo.

Obrigado pela sua resposta ao meu post.

Sem dúvida que a sua mensagem é explícita e esclarecedora para quem ainda
não estiver identificado com o escutismo e com o Jota, indo de encontro à
minha opinião sobre o Jota, enquanto escuteiro, radioamador e participante.

Continuo no entanto em não concordar com  o facto de se ir fazer um
exercício ou jogo, inclusivamente com frequências atribuídas, que pela
importância do tema desvirtua, na minha opinião, os valores e princípios do
Jota:
"Frequencies where traffic from Scoutonia could be heard are:
21.360 MHz, 14.300 MHz and 7.060 MHz for voice communication
14.065 MHz and 7.065 MHz for the NBEMS digital messages, using mainly MT63
and PSK-500R modes.

É evidente que não cairá o “Carmo e a Trindade” por Portugal, Malásia e a
Turquia realizarem esse exercício ou jogo.

O Jota é  na minha opinião, aproveitando as suas palavras, “ …ensinar os
jovens a fazer um dipolo e depois ligar o rádio a um painel solar ou uma
bateria e conseguir falar com outros através da antena acabada de construir
....” .

Este modelo de Jamboree, é aquele em que eu participei pela primeira vez em
1974 e que me seduziu a ser radioamador e é aquele que sigo nos outros
“Jotas” em que tenho participado como radioamador e escuteiro.

Tenho orgulho de ter prestado colaboração em vários Jotas ao Agr.36CNE e ao
CT1MH,  em que ensinamos os miúdos a construir equipamentos para comunicar
via rádio, em que lhe possibilitámos o contacto com outros escuteiros de
todo o mundo e dessas participações direccionadas para o ensino das coisas
da rádio e da forma fácil como se comunica via rádio, nos últimos anos
surgiram  vários radioamadores no agrupamento.

É minha opinião que muitos dos radioamadores  participantes no Jota, não têm
conhecimento do que são os objectivos e valores da actividade  e por isso
deveria-se apostar na informação/formação destes sobre o Jamboree.

Este é no meu entender, o busílis do problema e a razão principal da falta
de interesse que muitos dos miúdos escuteiros têm em participar no Jota,
classificando esta actividade de enfadonha e “uma seca”, fugindo para os
computadores do Joti.

Receba uma forte canhota e até dia 14, 15 e 16 de Outubro

73’s

Paulo Nuno Santos

CT1EWA - Paulo Nuno F.R.Santos

EPC#5619 * 30MDG#1693  * DMC#3521  * ARAL#37 * REP#995 * CTQRP#053

Apartado415 *2430-905 Marinha Grande * Portugal