ARLA/CLUSTER: Escolhendo uma antena vertical multibanda para HF.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2011 - 21:41:46 WET

*Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira*

Como ando pesquisando uma antena vertical para HF, aproveitei para escrever
esse artigo e compartilhar com todos o resultado, e assim poupar tempo dos
que possam estar querendo fazer o mesmo. Sabemos das limitações de
desempenho de uma antena vertical quando comparada a uma direcional, como
não ter o mesmo ganho e captar mais ruídos. Mas é uma boa opção para quem
não tem espaço, ou não quer chamar muito atenção com torres e grandes
antenas, ou como é meu caso, tem um orçamento limitado para esse projeto e
não poderia gastar agora com uma torre, rotor e toda
a infraestrutura necessária.

Pesquisei muito e me parece que a briga por uma boa antena vertical
multibanda de bom desempenho fica entre esses três modelos:

• *Cushcraft R8 <http://www.eham.net/reviews/detail/529>* (não Cruscraft
como todos no Brasil dizem)
• *Hy-Gain AV640 <http://www.eham.net/reviews/detail/556>*
• *Hustler 5BTV <http://www.eham.net/reviews/detail/1902>*

Após ter lido cada um dos 254 comentários do excelente site
eHam<http://www.eham.net/reviews/>(clique nos links acima para os
comentários) sobre esses três modelos,
entendi que:

*Cushcraft R8*

Opera nas bandas de 6, 10, 12, 15, 17, 20, 30, 40m. Teve 78 comentários,
uma nota média de 4.1 do máximo de 5, e custa em média U$434,00 nos EUA. A
impressão que tive dos comentários foi muito boa, muita gente satisfeita
com seu desempenho, qualidade de construção, facilidade de montagem e
documentação. Inclusive alguns alegando ter comparado essa com outras e
garantindo seu desempenho superior. As críticas que fizeram sua média
baixar muitas vezes não me pareceu razoável. Às vezes algo sai errado, e a
pessoa desce a lenha no produto. Sabemos que o normal é que quando gostamos
de algo, falamos bem dele, mas não nos damos muito ao trabalho de escrever
sobre isso. Agora quando algo dá errado, ou não gostamos do produto,
fazemos o diabo para que todos saibam o quanto você está insatisfeito.
Simplesmente essa é a natureza humana.

De todas as três essa é a que tem o preço mais alto, mas também a que me
causou melhor impressão. Inclusive na qualidade dos materiais utilizados,
resistindo a ventos de até 130km/h. Como aqui no Brasil ventos assim são
raros, acho que aguentariam bem nosso clima.

*Hy-Gain AV640*

Esse modelo também oferece as mesmas oito bandas da Cushcraft R8, e teve
uma nota média levemente superior de 4.2 do máximo de 5 em 60 comentários.
Mas estatisticamente teriam a mesma nota, pois quanto maior o número de
comentários, maior a chance de haver alguns negativos, que fazem a nota
cair ainda mais. Quanto ao desempenho, embora a propaganda da Hy-Gain
insista que utiliza tecnologia melhor, sem traps como a Cushcraft, ela
parece agradar da mesma forma que a anterior, se bem que dizem que o
desempenho não é consistente em todas as bandas.

Agora seu preço é bem mais interessante, pois a U$359,00 nos EUA, são quase
U$100 a menos que a Cushcraft. Mas o que mais me chamou a atenção nesse
modelo foram as reclamações de que sua base se quebra com facilidade, mesmo
com ventos inferiores 80km/h. Apenas por causa dessa possibilidade, vou
deixá-la fora das minhas opções de compra. Mesmo custando menos e tendo
desempenho semelhante, se essa base quebrar, eu poderia ficar meses sem
antena aguardando a importação de uma base nova, já que temos umas das
alfândegas mais lentas do planeta.

*Hustler 5BTV*

Esse modelo opera 6 bandas, que são 10, 15, 20, 40, 75 e 80m. Mas vou
considerar apenas 5, já que a banda de 75m não me interessa. Essa antena
teve a nota mais alta de todas, mesmo tendo um maior número de comentários,
o que garante grande satisfação com o produto. Como é uma antena com menor
número de bandas, é de se esperar que ela tenha desempenho um pouco melhor
e seja mais fácil de montar por ser menos complexa. Além disso, seu preço é
imbatível, praticamente a metade da Cushcraft R8, custando apenas U$212,00
nos EUA.

*Qual comprar?*

Decidir qual antena comprar em se tratando de Brasil não é uma tarefa tão
simples. Nem sempre todas as opções estão disponíveis e os preços são
outros, duas vezes três vezes maior, portanto como todos sabem, não é fácil
ser radioamador no Brasil.

Entre a Hustler 5BTV e a Cushcraft R8 acabei me decidindo pela Cushcraft,
mesmo custando o dobro. Ela oferece 3 bandas a mais, e sei que se eu
escolhesse a Hustler, eu nunca teria a chance de operar essas bandas, pois
não iria instalar antenas separadas nunca.

Outro fator decisivo foi que a Radiohaus <http://www.radiohaus.com.br/> tem
essa antena em seu catálogo 2012 por um preço bem razoável. Se eu fosse
importá-la, pagaria uma fortuna por causa de seus 14Kg e volume da
embalagem, pois montada ela tem 8.7m. Daí fazendo uma conta rápida,
U$434,00 a R$1.76 daria uns R$764,00. Cotei o custo de transporte e esse
ficaria em R$211,00, totalizando R$975,00. Só que temos os 60% de impostos
(custo Brasil) de importação, seu preço chegaria a R$1.560,00. Na Radiohaus
está por R$1.920,00 em 4X sem juros, um ótimo preço levando em conta que o
eles tem que ganhar a parte deles no negócio.

Depois de um tempo que eu tiver a antena instalada, farei um update neste
artigo dando minhas impressões sobre a instalação e desempenho em cada
banda.
Veja esse vídeo de radioamadores portugueses (CT1ISZ ) instalando uma
Cushcraft R8: http://www.youtube.com/watch?v=HLpli0Pnxlg

Fonte: CRAM – Clube dos Radioamadores de Americana.