ARLA/CLUSTER: Fw: Efeito peculiar -

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Quarta-Feira, 16 de Novembro de 2011 - 23:31:47 WET

Olá.

Falemos da grandeza associada ao efeito pelicular: a profundidade de
penetração da onda no condutor.

Trata-se da RESISTÊNCIA aparente à corrente alternada devido à concentração
dos portadores à superficie do condutor.
Para terem uma noção, a profundidade de penetração no cobre de uma onda a
150MHz é da ordem de 0,2mm (milimetros).

Ou seja, efectivamente, no caso do RG58 e demais com condutor fino (e
"solido"), as perdas não são devidas ao dieléctrico mas sim perdas por
condução. Simplesmente a resistência do condutor central torna-se
significativa com o aumento da frequência.
Ou seja, não importa aumentar a secção, mas sim o perímetro da secção do
condutor. Daí que há cabos coaxiais, como por exemplo o Heliax, cujo
condutor interno é oco.
É difícil medir a resistência por profundidade de penetração de um cabo,
não é tão obvio como medir com um aparelho e fazer umas contas, mas os seus
efeitos são obvios: calor quanto baste!

Isto é o que eu sei das aulas, e posso ajudar. Se quizerem, posso preparar,
com tempo, algo cuidado e com alguma Matemática...

73, Renato