ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD: International Charter Space and Major Disasters

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2011 - 14:05:12 WET


A International Charter Space and Major Disasters foi fundada pela ESA e pelas agências espaciais francesa e canadiana. A International Charter é um organismo de colaboração internacional entre os países operadores de missões de observação da Terra, de forma a permitir à protecção civil um rápido acesso aos dados de satélite, em situações de desastres, naturais ou provocados pelo homem.

A International Charter permitiu que fossem produzidos mapas, a partir de dados de satélite, para ajudar as operações de busca e salvamento depois do terramoto do Haiti, em Janeiro de 2010, o da Nova Zelândia, em Fevereiro de 2011 ou do tsunami no Japão, em Março de 2011.

No ano de 2011 mais de 800 pessoas perderam a vida em cheias e deslizamentos de terra, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, assim este país junta-se à organização espacial internacional que disponibiliza dados de satélite às autoridades de busca e salvamento, em períodos de catástrofe.

A International Charter inclui outros novos membros como o Centro Aeroespacial Alemão e o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia, junto dos quais a Agência Espacial Federal Russa e a Organização Europeia para a Exploração dos Satélites Meteorológicos fizeram um recente pedido de adesão.

Neste contexto, é relevante explicar que a rádio está no centro destas acções, quer pela detecção remota, quer pela informação e as radiocomunicações de emergência, são os factores decisivos, sem os quais, e sem pessoal altamente qualificado, o conhecimento para o socorro e salvaguarda de pessoas e bens, pode estar seriamente comprometido.


Fonte: Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20111111/436bfe65/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER